Caiu

Boris Johnson anuncia renúncia, mas fica até a escolha do sucessor

Primeiro-ministro do Reino Unido foi acusado de ter mentido sobre saber de acusações contra um dos seus líderes no Parlamento

acessibilidade:
Boris Johnson. Foto: Andrew Parsons / No 10 Downing Street
Boris Johnson. Foto: Andrew Parsons / No 10 Downing Street

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou, nesta quinta-feira (7), que vai renunciar à liderança do Partido Conservador e, por isso, vai abandonar o cargo de primeiro-ministro do país.

Johnson vai permanecer no cargo como interino até que um novo primeiro-ministro seja escolhido.

No sistema parlamentarista do Reino Unido, o premiê é escolhido entre os parlamentares do partido que tem a maioria na Casa dos Comuns, o equivalente da Câmara dos Deputados no Brasil. Atualmente a maioria é do Partido Conservador.

Boris Johnson tem enfrentado diversas crises desde que assumiu o cargo, em 24 de julho de 2019. Na nova crise no seu governo, ele é acusado de ter conhecimento de acusações de abuso contra um dos seus líderes no Parlamento e, ainda assim, nomeou Chris Pincher para o cargo.

Após fortes pressões para deixar o cargo, Johnson fez o anúncio nesta quinta-feira..

“É claramente agora a vontade do Partido Conservador no Parlamento que deve haver um novo líder e, portanto, um novo primeiro-ministro”, disse ele num pronunciamento em 10 Downing Street, sede da chefia do governo.

Reportar Erro