OLIMPÍADAS

Paris inicia Jogos Olimpícos antes da cerimônia de abertura

Cerimônia de abertura está marcada para o dia 26 de junho, futebol masculino e rúgbi de sete iniciaram os jogos dois dias antes

acessibilidade:
Jogos Olímpicos de Paris 2024. (Foto: Profrances)

A Olimpíada de Paris 2024 começa antes mesmo da cerimônia de abertura, que acontece nesta sexta-feira (26) às 14h30 (horário de Brasília). Algumas modalidades já estão em disputa, como futebol masculino e o rúgbi de sete, que abrem a competição esportiva nesta quarta-feira (23). 

O futebol masculino abriu os jogos às 10h (horário de Brasília), no Parc des Princes, em Paris, com partida entre Espanha e Uzbequistão, vencida por 2 a 1 pela seleção espanhola, pelo grupo C. No mesmo horário, no estádio Geoffroy-Guichard, em Saint-Étienne, após um jogo repleto de polêmicas, o Marrocos venceu a Argentina por 2 a 1, em partida marcada por invasão, paralisação e correção de marcação de impedimento pelo VAR.

O jogo estava 2 a 1 para o Marrocos e teve 15 minutos de acréscimos no segundo tempo. A Argentina chega ao empate nos minutos finais, o que gera uma grande confusão com invasão de campo pela torcida e arremesso de objetos nos jogadores argentinos. 

No site oficial dos Jogos Olímpicos, a partida ficou com status de “interrompida”, enquanto o VAR analisava a jogada e foi dada como finalizada após alguns instantes com o resultado de 2 a 2. Entretanto, o árbitro não havia finalizado o jogo com o apito final e o VAR apontou impedimento de Bruno Amione no lance do gol, anulando a jogada. A partida foi retornada após 1h30 de paralisação antes de ser oficialmente finalizada. 

Posição irregular de jogador da Argentina na jogada do gol de empate (Reprodução/Internet)

A seleção da França, dona da casa, fará sua estreia ainda hoje contra os Estados Unidos, às 16h, em Marselha, pelo grupo A. 

O Rúgbi de sete também teve sua estreia hoje às 10h30, com a frase preliminar disputada no Stade de France, na região de Paris. Austrália e Samoa jogaram às 10h30, vitória dos austrialianos por 21 a 14, Argentina e Quênia às 11h, vitória dos ‘hermanos’ por 31 a 12, Fiji e Uruguai às 12h, vitória dos fijianos por 40 a 12 e Irlanda e África do Sul às 12h30, 10 a 5 para os irlandeses. 

Nova Zelândia e Japão às 13h, vitória dos neozelandeses por 40 a 12, Austrália e Quênia às 14h, outra vitória dos australianos por 21 a 7, Argentina e Samoa às 14h30, vitória dos argentinos por 28 a 12, França e Uruguai às 15h, vitória dos franceses por 19 a 12, Fiji e Estados Unidos às 15h30, vitória dos fijistas novamente, Irlanda e Japão às 16h, vitória dos irlandeses por 40 a 5, e finalizando a tarde com Nova Zelândia e África do Sul, às 16h30, jogo que está acontecendo neste momento. 

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.