Eleições 2022

Potencial Inteligência/Diário do Poder previu 4,1 pontos entre Lula e Bolsonaro

Estudo de média de votos nas pesquisas estaduais foi o que chegou mais próximo de acertar o resultado do primeiro turno

acessibilidade:
Lula e Jair Bolsonaro. Fotos: Flickr/Lula e Instagram/Bolsonaro

O estudo da média ponderada de pesquisas estaduais para o cargo de presidente, realizado pela Potencial Inteligência para o Diário do Poder, foi o que mais se aproximou do resultado das urnas no último domingo (2).

No sábado (1º), foi publicada a 15ª Análise de Potencial de Votos (APIV) da Potencial para presidente de República, que apontou para uma vitória Lula venceria a disputa com 4,1 pontos a mais que o presidente candidato à reeleição.

A Potencial Inteligência iniciou análise da média de votos dos presidenciáveis em junho, com base em pesquisas de mais de 20 diferentes institutos em 25 estados. Ao final, foram analisadas um universo de quase 38 mil entrevistas que produziram a média de votos dos presidenciáveis.

O petista Lula apareceu no sábado (1º) com 42,1% contra 38% de Jair Bolsonaro, com o levantamento levando em conta 7,5% de indecisos, brancos e nulos.

Zeca Martins, diretor da Potencial.

Diretor da Potencial Inteligência, Zeca Martins previu que a eleição estava “caminhando muito provavelmente para ser decidida em dois turnos” e que, de forma geral, “a tendência de vitória de um ou outro candidato em cada estado se manteve ao longo das semanas”.

Reportar Erro