Eleições 2022

Pesquisa aponta Lula com 46% e Bolsonaro com 30% no 1º turno

Levantamento Quaest Consultoria/Genial Investimentos também mostra Ciro Gomes (PDT) com 7%

acessibilidade:
Disputa entre os candidatos é apertada. Fotos: Flickr

Pesquisa Quaest Consultoria paga pela Genial Investimentos, divulgada nesta quarta-feira (8) aponta que o petista Lula teria 46% dos votos totais, se a eleição fosse hoje, contra 30% do presidente Jair Bolsonaro, que será candidato à reeleição. Ciro Gomes (PDT) é o terceiro com 7% e André Janones (Avante) teria 2%.

A pesquisa Quaest, publicada pelo UOL, aposta em duas situações inéditas no século 21: vitória no primeiro turno da eleição presidencial (do petista) e a derrota de um presidente (Bolsonaro) que disputa a reeleição. Desde a instituição da reeleição no Brasil, todos os presidentes foram reeleitos. Até Dilma Rousseff ganhou um segundo mandato, quando foi impichada.

Na História do Brasil, entretanto, apenas o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) conseguiu vencer uma eleição presidencial no primeiro turno; em 1994 e 1998. Lula não conseguiu vencer no primeiro turno nem em 2002, nem em 2006.

A “pré-candidata oficial” do MDB à Presidência, Simone Tebet, empata com Pablo Marçal (Pros) em 1%, mas a margem de erro é de dois pontos percentuais.

O levantamento Quaest entrevistou 2 mil pessoas entre os dias 2 e 5 de junho e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o nº BR-03552/2022.

Reportar Erro