Eleições 2022

Justiça concede liminar e Eduardo Cunha disputará eleição

Ex-presidente da Câmara dos Deputados vai concorrer a uma vaga de deputado federal por São Paulo

acessibilidade:
Ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. Foto: Arquivo EBC
Ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. Foto: Arquivo EBC

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha vai concorrer a uma vaga de deputado federal por São Paulo nas eleições de outubro. Cunha poderá participar do sufrágio graças a uma liminar concedida na tarde dessa quinta-feira (21/7) pelo desembargador Carlos Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que suspendeu a sua inelegibilidade e a proibição dele de ocopar cargos federais imposta por uma resolução da Câmara dos Deputados que declarou perda de mandato do ex-deputado em 2016.

O TRF-1 acatou argumento da defesa de Eduardo Cunha alegando vícios no processo que levou à cassação do mandato dele. Além disso, o advogado do ex-deputado, Fábio Luiz Bragança Ferreira, argumentou que seu cliente seria injustamente prejudicado caso o impedimento de concorrer nas eleições deste ano fosse mantido devido às sanções.

Segundo uma fonte ligada a defesa de Eduardo Cunha, algoz de Dilma Rousseff, que acabou apeada do Palácio do Planalto em virtude de um processo de impeachment aberto na gestão dele, o ex-presidente da Câmara fez pesquisa no estado paulista para saber sobre sua aceitação em São Paulo e o resultado foi satisfatório.

A decisão de disputar a eleição por São Paulo também passa pelo fato de a filha dele, a publicitária Danielle Dytz da Cunha, ser pré-candidata a deputada federal no Rio de Janeiro, pelo União Brasil.

 

Reportar Erro