Polêmica desnecessária

Meirelles diz que BC está em boas mãos e desmente Lula: ‘inflação é sim de demanda’

Banco Central faz seu trabalho e país precisa se dedicar a crescer, diz

acessibilidade:
Henrique Meirelles, ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central - Foto: Agência Brasil.

Ex-presidente do Banco Central nos dois primeiros governos Lula (PT), o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles afirmou nesta quarta-feira (8), que, ao contrário do ue afirmou o chefe de governo em mais um discurso colérico que a taxa Selic de 13,75% não faria sentido “porque a inflação no Brasil não é de demanda”.

Durante entrevista ao programa Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, Meirelles afirmou que, ao contrário do que disse o presidente da República “a inflação do Brasil é sim de demanda”.

Meirelles disse que o Banco Central apenas “faz o seu trabalho” e que “está em boas mãos”, sob a presidência de Roberto Campos Netto. Ele esclareceu, como ex-presidente do BC, que uma equipe especializada se utiliza de parâmetros rigorosamente técnicos em suas decisões.

A atitude do BC de não entrar no debate político, nem mesmo opara se defender dos ataques, foi considerada positiva por Meirelles.

O ex-ministro recomendou que o País abandone essa polêmica contra a autonomia do Banco Central, adotada nas maiores economias do mundo, e que o governo direcione seus esforços para promover o crescimento do Brasil, fazendo reformas e estimulando investimentos.

“O Brasil precisa se dedicar a crescer”, disse o ex-ministro, que foi entrevistado pelo jornalistas Thays Freitas, Sônia Blota, Pedro Campos e Cláudio Humberto.

 

Reportar Erro