Land Rover (re)apresenta o Defender, o maior ícone da marca off-road
Aposentado em 2016, modelo ressurge totalmente renovado no Salão de Frankfurt e chega em 2020 no Brasil
Em 2016, a Land Rover deu uma triste notícia, o Defender estava aposentado. Em janeiro daquele ano, a última unidade do icônico 4×4 saía da fábrica. Uma das maiores estrelas da marca off-road saiu de cena deixando um legado gigante e uma fila de fãs órfãos. Mas a “pausa na carreira” durou pouco.
A montadora acaba de apresentar a mais nova versão do Defender, completamente renovado, durante o Salão do Automóvel Internacional de Frankfurt, na Alemanha. O jipão já está confirmado para o Brasil e deve chegar até o meio do próximo ano.
Na Europa, o modelo foi apresentado em várias versões: S, SE, HSE, First Edition e, a top de linha, Defender X. Ele chega em dois tipos de carroceria, 110 e 90. E quatro de motor (diesel, gasolina e híbrido). Sim, o poderoso 4×4 também entra na onda da eletrificação.
Segundo a marca britânica, o novo Defender mantém o respeito pelo original aliando tecnologias avançadas de tráfego em qualquer tipo de terreno e atualizando o significado de aventura, enquanto se mantém fiel ao espírito pioneiro.
Os designers da Land Rover repensaram as conhecidas marcas registradas do 4×4, dando uma postura vertical ao modelo. A traseira com dobradiças laterais e a roda sobressalente montada do lado de fora, que torna o modelo fácil de identificar, foram mantidas.
O inconfundível desenho da carroceria foi mantido. Com uma dianteira minimalista e saliências na traseira. Assim, de acordo com a montadora, ele oferece excelentes ângulos de ataque, de passagem e de saída. Para poder atuar nos mais difíceis percursos off-road.
Por dentro, o Defender aponta o lado purista da categoria. Elementos estruturais, normalmente escondidos, ficam aparentes. Um grande diferencial do modelo é a posição da alavanca do câmbio, que é montada no painel. Assim, é possível acrescentar um assento extra dianteiro.
Com isso, mesmo a versão menor, a 90, é capaz de levar até seis pessoas. A maior, a 110, pode acomodar até sete passageiros. Ele conta com diversas configurações de assentos, quatro, cinco, ou cinco + dois. Utilizando duas fileiras de bancos, o espaço no porta-malas é de impressionantes 1.075 litros.
Entrando na onda
Assim como diversos modelos, o novo Defender também conta com um conjunto mecânico híbrido. Entre as opções de motores, duas a gasolina, a P300 (um 2.0 turbo de 300 cavalos) e o P400 PHEV (um 3.0 a gasolina e outro elétrico de 48V de 400 cavalos).
Ele ainda conta com duas opções a diesel, a D200 e a D240. Ambas são 2.0 biturbo, a diferença fica na potência. O primeiro gera 200 e o segundo 240 cavalos. Os dois tem 43,8kgfm de torque. Todos os modelos são equipados com a transmissão ZF automática de oito velocidades.
O Defender 2020 conta com uma nova arquitetura da Land Rover, a D7x. Ela foi produzida com uma construção monocoque de alumínio que, segundo a marca, é a mais resistente da história da montadora. Ela é três vezes mais rígida do que os modelos tradicionais de carroceria.
O jipão inglês também conta com opção com suspensão a ar. Ele apresenta o sistema Adaptive Dynamics, capaz de monitorar os movimentos do veículo 500 vezes por segundo e fazer o modelo reagir quase instantaneamente às condições de piso e dirigibilidade.
Equipado com a suspensão a ar, ele detecta as condições off-roads, otimizando a altura de suspensão automaticamente de acordo com o momento. O sistema de ar pode elevar a carroceria em até 145mm, quando necessário.
Como outros modelos da marca, ele conta com o sistema Terrain Response 2 configurável, novidade da linha. O motorista pode impedir o deslizamento entre eixos usando as opções Center Slip Limited e Center e Rear Slip Limited na tela touchscreen localizada no painel central.
O sistema inteligente permite que motoristas experientes em off-road ajustem as configurações individuais para se adequarem perfeitamente às condições, enquanto motoristas inexperientes podem deixar que o sistema detecte a configuração mais adequada para o terreno, usando a função automática.
O novo Defender tem 291mm de distância do solo — 20mm mais alto do que qualquer modelo da Land Rover. O 110 tem ângulos de aproximação, partida e saída de 38, 28 e 40 graus, respectivamente. A capacidade de transposição em trechos alagados é de até 900mm.
Revolucionário
O novo Defender conta com a avançada tecnologia ClearSight Ground View (capô transparente), que ajuda o motorista a aproveitar a capacidade do jipe, mostrando na tela central as áreas normalmente escondidas pelo capô logo à frente das rodas frontais.
Os usuários também podem monitorar as condições do Defender a distância, através da tecnologia Land Rover’s Remote, que permite controlar temperatura ambiente no interior do carro, nível de combustível, localização e travar ou destravar as portas à distância.
Virá com head-up display, piloto automático adaptativo, alerta de colisão e de ponto cego e monitoramento de tráfego traseiro. Ele também conta com a tecnologia Sota, que permite atualizações remotas do veículo por meio da internet com downloads de dados.
Ele também conta com um novo sistema de infotenimento, o Pivi Pro. O conjunto agrega novas telas com touchscreen mais intuitivos e de fácil utilização. Segundo a marca, o sistema exige menos inputs para executar tarefas frequentes.