Britânica sexagenária

Há exatos 60 anos nascia o Mini, um dos maiores ícones da indústria automotiva

O primeiro modelo foi revelado exatamente no dia 26 de agosto de 1959

acessibilidade:
Minis Morris Mini-Minor e 60 Years.

Em 26 de agosto de 1959, na Inglaterra, a British Motor Corporation (BMC) apresentou dois novos veículos, o Morris Mini-Minor e o Austin Seven, os primeiros veículos supercompactos do mundo. Naquela data, nascia um dos maiores clássicos da indústria automotiva mundial, o Mini. 

Os dois modelos foram desenvolvidos pelo engenheiro e designer automotivo Alec Issigonis. A missão dele, nada fácil, era criar um veículo com muito espaço interno, mas com dimensões externas mínimas, assentos para quatro passageiros, boa condução, economia de combustível superior e um preço muito acessível.

Apresentado em 1959, o Mini foi um sucesso imediato.

E foi exatamente o que Issigonis conseguiu. O Mini cumpriu todas as exigências da BMC. O pequeno, media apenas 3,05 metros de comprimento e era vendido a £ 496 (aproximadamente R$ 2.500). Com isso, o inglês era perfeito para vagas apertadas de estacionamento e orçamentos restritos. 

As ideias brilhantes que o engenheiro britânico implantou no desenvolvimento dos dois modelos também foram utilizadas em variações do Mini. E é, até hoje, um dos conceitos de produção mais duradouros da indústria automotiva mundial.

Em 60 anos, foram diversos modelos diferentes.

Por meio de suas qualidades de direção e do charme de suas proporções, o Mini também era de grande interesse para o motorista que buscava algo a mais que apenas dimensões compactas e economia superior. Rapidamente ele também se consagrou pelo desempenho esportivo, particularmente em curvas, e com o estilo mais agressivo na estrada.

Com o sucesso do pequeno, a montadora resolveu fazer diversos modelos baseados na estrutura do Mini. Assim, ao longo dos anos, foram surgindo variantes como o Clubman, Estate, Countryman, GT e Cooper. No entanto, no início da década de 1980, a marca enxugou a gama, deixando apenas o Mini clássico. Que, em 1986, chegou a unidade de 5 milhões.

A versão conversível também faz muito sucesso.

Nos anos 1990, já sob a chancela do Grupo Rover, a marca Mini criou mais um grande modelo de sucesso, o conversível. A ideia surgiu de um concessionário na Alemanha, que decidiu cortar o teto de um Mini e transformá-lo em um cabriolet.  

Como toda história, a da Mini também teve um fim. Na virada do milênio, a montadora foi descontinuada. Mas a aposentadoria não durou muito. Em 2001, o Grupo BMW — que havia adquirido os direitos do Grupo Rover em 1994 — resolveu reiventar a marca e apresentar novos modelos, seguindo um novo estilo, mantido até hoje. 

Atualmente são cinco carrocerias diferentes, como a Clubman.

Atualmente, na Europa, a Mini conta com dezenas de configurações em seis versões diferentes e cinco carrocerias. Por lá, tem o clássico três portas, o cinco portas, o conversível, Clubman, Countryman e John Cooper Works. Por aqui, todas as carrocerias também são comercializadas. A exceção fica pelos modelos com motor diesel. 

Versão comemorativa

Mini 60 Years Edition.

Em comemoração a marca sexagenária, o Grupo BMW produziu um modelo especial, o Mini 60 Years Edition. Para o Brasil, virá 25 unidades do modelo, todas na cor New British Racing Green, pintura oficial do automobilismo britânico. A edição especial é baseada na versão Cooper S de três portas. 

Ele conta com o motor 2.0 de 192 cavalos e 28,6kgfm de torque. Entre os detalhes diferenciados, além da pintura verde, está o teto bicolor em branco, faixas esportivas no capô com a inscrição “60 Years”, presente também nas soleiras e na projeção em LED.

Mini Knightsbridge 2000.
Mini Van 1982.
Mini One D 2003.
Mini Knightsbridge 2000.
Mini Cooper S John Cooper Works 2003
Mini Seven 2016
Mini Roadster 2013.
Mini One 2008.
Mini Morris Mini-Minor 1959.
Mini Countryman 2011.
Mini Cooper S 2015.
Mini Cooper 2000.
Mini Cooper S 1968.
Mini Cooper Conversível 2005.
Mini Clubman 2020.
Mini faz 60 anos.
Mini faz 60 anos.
Minis Morris Mini-Minor e 60 Years.
Minis Morris Mini-Minor e 60 Years.
Mini faz 60 anos.
Mini faz 60 anos.
MINI 60 Years Edition.
MINI 60 Years Edition.
MINI 60 Years Edition.

Reportar Erro