Apoio e capacitação

Sudoeste e Octogonal ganham Sala do Empreendedor

Espaço irá oferecer serviços do Sebrae a empreendedores da região

acessibilidade:
Inauguracao Sala do Empreendedor_Sudoeste e Octogonal. Foto: Vinicius Loures

O Distrito Federal recebeu, na quarta-feira (4/7), a 19ª Sala do Empreendedor. O espaço foi disponibilizado pelo Governo do Distrito Federal na Administração Regional do Sudoeste e Octogonal, na Quadra 6 do Setor de Indústrias Gráficas (SIG), e irá funcionar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, fornecendo à população ao atendimento e capacitações.

Formalização de novos negócios, emissão de documentos, boletos, certidões negativas de débitos, solicitação de notas fiscais, além de orientações sobre o microcrédito, consultorias, palestras e cursos são os serviços já disponíveis para empreendedores e potenciais empresários da Região Administrativa (RA).

O superintendente do Sebrae no DF, Rodrigo Sá, participou da inauguração e ressaltou a importância de ampliar o número de Salas do Empreendedor, em parceria com o governo local. “Assim como em outras localidades do DF, esse ambiente irá colocar o Sebrae mais próximo do empreendedor da cidade. Vamos orientar e contribuir para a diminuição da informalidade e capacitar pessoas, para que propostas e habilidades sejam desenvolvidas”, afirmou Sá.

Os atendimentos serão realizados por um Agente de Desenvolvimento Territorial (ADT), devidamente preparado para atrair empreendedores, potenciais empresários e ainda para garantir a conexão entre os empreendedores e o Sebrae.

Na opinião do subsecretário de Relação com o Setor Produtivo do DF, Márcio Faria Júnior, os serviços disponíveis no espaço irão atrair pequenos empreendedores da cidade e colaborar para o aumento do número de empresas formalizadas. “A sala gera motivação para diversas atividades econômicas e ainda demonstra ao empresário beneficiado a proatividade do Governo de Brasília em apoiar o desenvolvimento local”, pontuou Faria.

Ponto de apoio dentro da Secretaria de Estado de Cidades, o assessor de planejamento Alexandre Costa projeta a instalação de mais seis Salas do Empreendedor no Distrito Federal. “Há pessoas que trabalham em casa, na informalidade, que necessitam de uma base de apoio mais próxima. As salas já instaladas têm possibilitado essa proximidade. Queremos ter 25 espaços como este até dezembro”, explicou.

O administrador regional do Sudoeste e Octogonal, Hélio dos Santos, também comemorou a abertura do espaço na cidade. “Somos privilegiados por contar com diversas empresas em nossa cidade, como chaveiros, alfaiates e muitas outras atividades que precisam de apoio. Com esses profissionais regularizados, a nossa capacidade econômica será potencializada”, avaliou Hélio dos Santos.

Ainda segundo ele, o primeiro desafio da Administração será divulgar as atividades disponíveis na sala. “Já estamos com uma força-tarefa no Sudoeste e Octogonal e nas regiões adjacentes, como Cruzeiro. É de extrema importância que a população saiba da oferta gratuita desses serviços”, acrescentou o administrador.

O responsável pela divulgação dos serviços da sala e por intermediar a relação dos empreendedores da cidade e o Sebrae no DF será o ADT Fernando Almeida. “Vamos melhorar o dia a dia do empresário. Temos a estrutura necessária para orientar, amadurecer ideias de negócios e, consequentemente, aumentar a capacidade produtiva da nossa região”, sintetizou.

Reportar Erro