ZF inicia produção do sistema eletrônico de estabilidade no Brasil
O ESC passa ser fabricado na planta de Limeira, interior de São Paulo, da fornecedora de equipamentos veiculares
A alemã ZF aumenta a oferta de tecnologias de segurança na América do Sul com a produção da “unidade de controle eletrônico” (ECU), do sistema eletrônico de estabilidade (ESC), na planta brasileira de Limeira, no interior de São Paulo, da marca.
Até então os componentes eram importados da matriz na Alemanha. Com a decisão, a ZF é, por enquanto, a única empresa de tecnologia do setor automotivo brasileiro a ter produção local da ECU. O sistema é obrigatório na Europa e, a partir de 2024, também será no Brasil.
“A ZF localizou a fabricação da unidade de controle eletrônico desse sistema e integrou à montagem final em sua unidade industrial de Limeira, antecipando-se às necessidades de seus clientes na região e ao atendimento da legislação que entrará em vigor em 2024”, aponta Renato Orlando, diretor de operações de freios da ZF América do Sul.
O ESC amplia funcionalidades do ABS (sistema de frenagem anti bloqueio, em tradução livre) e habilita a integração com a tecnologia do ADAS (sistema avançado de assistência ao motorista), pacote tecnológico que oferece, além de maior segurança, melhor dirigibilidade e conforto aos motoristas. A ZF estima que até 2027 cerca de 40% dos veículos produzidos no Brasil serão equipados com tecnologias ADAS.
“Como globalmente a ZF tem produção própria de todos os dispositivos que compõem os sistemas avançados de assistência ao motorista como, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo e assistente eletrônico de permanência em faixa, estamos preparados para dar respostas rápidas às demandas por esses sistemas e, igualmente, produzi-los localmente”, afirma Plínio Casante, gerente sênior de engenharia da divisão de eletrônicos da ZF América do Sul.
O ESC é a evolução do ABS e, por meio de diversos sensores instalados nas rodas, impede que se perca o controle do veículo, especialmente em manobras extremas. Ao perceber situações que possam comprometer a estabilidade, em milésimos de segundos o sistema entra em ação controlando e dosando as potências de frenagens nos dois eixos e também individualmente em cada roda, até a completa estabilização do veículo na pista.
Durante todo esse processo, o ESC assume 100% do controle dos freios e do acelerador, evitando, assim, possíveis falhas humanas. Depois do cinto de segurança, o ESC é considerado por especialistas automotivos um dos dispositivos mais importantes na segurança dos veículos.
Desde de 2016, o Latin NCAP dá cinco estrelas para todos os modelos de automóveis equipados com esse sistema. De acordo com levantamentos feitos pela ZF, 90% dos veículos zero quilômetros produzidos atualmente no Brasil já são equipados com equipamento.