Yamaha apresenta a scooter ‘inteligente’ NMAX Connected
Com motor de 160 cilindradas, a moto conta com conexão bluetooth que permite, via aplicativo, diversas funções remotas
A Yamaha apresenta a NMAX Connected 160 ABS, mais nova versão da scooter intermediária da japonesa. Como aponta o “sobrenome” ela conta com diversos serviços conectados entre outras novidades. A moto já está disponível por R$ 19.690 nas cores azul metálico, vermelho e verde fosco e por R$ 19.990 na pintura cinza fosco.
A NMAX Connected é a primeira entre as scooters da japonesa com conectividade entre a moto e o smartphone por meio do app Yamaha Motorcycle Connect. Com ele, é possível, entre outros, verificar o status da vida útil do óleo do motor, do nível de carga da bateria, onde foi o último lugar que estacionou, acompanhar o registro de consumo.
O piloto pode também, comparar sua eficiência de pilotagem voltada a economia com outros usuários a partir do Ranking ECO, receber alertas de manutenção e falhas da motocicleta, expandir a experiência de pilotagem com o “Revs Dashboard” (painéis que possibilitam ver informações como rotações por minuto do motor e o ângulo de abertura do acelerador) e receber notificações de chamadas e mensagens no painel de instrumentos.
Outra novidade é o controle de tração na roda traseira. Por meio de sensores, o sistema dosa a entrega de potência, assim, ele identifica a perda de tração do pneu e evita que a roda distracione em situações de aceleração brusca ou quando o piso for escorregadio, otimizando a pilotagem.
Como a outras versões da NMAX, a Connect utiliza o motor monocilíndrico de quatro válvulas, comando único e arrefecimento líquido, que gera 15,4 cavalos a 8.000rpm e 1,4kgfm de torque a 6.500rpm. Câmbio automático CVT, freios a disco de 230mm com sistema ABS nas duas rodas e pinças de um pistão e suspensão traseira ajustável completam o conjunto mecânico.
Ela ainda conta com amortecedores do tipo garfo telescópico de curso de 100mm na dianteira, rodas 13 polegadas em liga de alumínio e pneus Pirelli Diablo derivados de motocicletas de maior cilindrada de 110/70 na dianteira e 130/70 na traseira.
A scooter conta com conjunto óptico full LED, porta-capacete sob o assento com 25 litros de capacidade e abertura por meio de um botão, chave sensorial, dois porta objetos, tomada 12V, banco em dois níveis, com o do garupa ligeiramente mais elevado em relação ao condutor, sistema stop & start e painel de instrumentos 100% digital com iluminação LED.
Além da conectividade, é possível ver funções como controle de tração, nível da bateria do smartphone, hodômetros total e dois parciais, relógio, computador de bordo, nível de carga da bateria da scooter, temperatura do motor e indicadores de troca da correia do câmbio CVT, do modo Stop & Start e de presença da chave.