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Volvo XC60 emplaca mais que Porsche e Land Rover no 1º trimestre

Somente com o SUV médio, a sueca superou rivais como a alemã e a inglesa dentre as marcas premium no Brasil

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Volvo XC60.
Volvo XC60 emplaca mais que Porsche e Land Rover no 1º trimestre. Foto: Volvo.

No primeiro trimestre, o mercado automotivo brasileiro apresentou uma ótima recuperação comparado com o mesmo período de 2022. No geral, houve um crescimento de 21,01% e, entre os veículos leves, a alta foi um pouco mais tímida, mas ainda em bons 16,61%. Dentre vários números, um chama a atenção, o da Volvo, principalmente com o XC60.

No Brasil, a sueca vem se consolidando no segundo lugar entre as marcas premium e ostenta alguns números interessantes. No primeiro trimestre, ela emplacou 2.111 unidades, atrás apenas da BMW, que teve 2.883 emplacamentos, mas à frente das demais concorrentes. 

O que mais chama a atenção é o XC60. Ostentando o título de SUV premium mais vendido do mercado brasileiro, ele sozinho emplacou 1.279 unidades. Mais do que algumas marcas premium, como a novata BYD (695), a Land Rover (923) e a Porsche (1.222). Ele ainda teve números melhores que algumas montadoras generalistas, como Mitsubishi (1.130) e Kia (572).

Um dado interessante é que, como um veículo premium, o XC60 não custa pouco – ainda mais no atual momento do mercado brasileiro onde qualquer carro é caro. Disponível em três versões de acabamento diferentes, todas com motorização híbrida plug-in T8, a opção mais barata sai por R$ 399.950, enquanto a mais cara custa R$ 495.950.

Ou seja, pegando por base apenas o mais barato, dá um faturamento de mais de meio bilhão, R$ 511.536.050 aproximadamente. Utilizando como base a média de preço entre as três versões, o valor seria de R$ 565.254.050.

Além do XC60, outro modelo da Volvo se destacou no primeiro trimestre no mercado brasileiro, o XC40. O SUV compacto é o veículo elétrico mais vendido do país, com 453 unidades. O que, segundo a marca, comprova a decisão de vender apenas modelos eletrificados no Brasil, seja 100% elétrico ou híbrido. 

“Na época (da decisão de abolir modelos puramente a combustão), torceram o nariz e muitos desacreditaram. Mas cada vez mais provamos que nossa estratégia de eletrificar todo nosso portfólio é vencedora! Os números do primeiro trimestre mostram que o Brasil está preparado para eletrificação”, aponta Marcelo Kronemberger, diretor comercial da Volvo para o Brasil.

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