Avanço elétrico

Volvo confirma EX90 e um novo SUV elétrico compacto para o Brasil

Os dois utilitários chegam ao país em 2024 e, ainda sem data definida, terão as pré-vendas abertas até o fim deste ano

acessibilidade:
Volvo EX90.
Volvo confirma EX90 e um novo SUV elétrico compacto para o Brasil. Fotos: Volvo.

São Paulo (SP) – Em 2021, a Volvo anunciou que, a partir de então, passaria a comercializar apenas veículos eletrificados no Brasil (híbridos ou 100% elétricos). A sueca foi a segunda marca a tomar esta atitude no país – desde 2018 a Lexus só vende modelos híbridos por aqui – e, desde então, expande o portfólio de eletrificados no mercado brasileiro.

As próximas novidades da marca já estão planejadas. Durante o Volvo Summit Brasil 2023, a sueca confirmou que o novíssimo EX90 (meio que uma versão 100% elétrica do XC90 lançada na Europa no fim de 2022) chega por aqui em 2024 e que a pré-venda inicia ainda neste ano. 

Por enquanto, a montadora não revelou nenhuma outra informação sobre o utilitário que será o modelo topo de gama da sueca no Brasil. Nem as datas exatas de quando ele chega ou de quando a pré-venda inicia, foram reveladas. 

Na Europa, o EX90 conta com um sistema elétrico de 380kw, o que gera bons 517 cavalos e impressionantes 92,7kgfm de torque. Para se ter uma ideia, o XC90 híbrido tem 455 cavalos e 72,3kgfm. Além disso, o sistema de baterias do elétrico tem capacidade de 111kWh, o que garante até 600 quilômetros de autonomia, no padrão WLTP, e recarga de 10 a 80% em menos de 30 minutos em um carregador DC.

Volvo EX90.

O SUV elétrico inaugurará um novo estilo visual da marca.

Pegando como padrão o menor modelo 100% elétrico da marca, o XC40, é possível imaginar por quanto o EX90 pode chegar por aqui. Na Europa, o novo topo de linha custa o dobro do irmão menor. Se seguir a mesma lógica por aqui, ele chegará na casa dos R$ 660 mil, já que o XC40 elétrico parte de R$ 329.950 no Brasil. 

Agora, se para o EX90 ainda não há nenhuma informação de como ele será por aqui, para o novo utilitário tem menos ainda. Isso porque o modelo ainda não foi apresentado lá fora. A marca não tem definido nem o nome do SUV, que será um compacto menor que o XC40, ou seja, assumirá como modelo de entrada da sueca em todo o mundo. 

Volvo EX90.

Volvo EX90.

Ainda sem nome, apesar de ser chamado informalmente de EX30 – a Volvo nega qualquer informação neste sentido –, o pequeno utilitário, assim como o irmão grandalhão, será 100% elétrico, terá a pré-venda iniciada ainda neste ano, com chegada ao mercado brasileiro confirmada para 2024, muito provavelmente, após o EX90 ser apresentado por aqui.

Volvo EX90.
Volvo EX90.
Volvo EX90.
Volvo EX90.
Volvo EX90.
Volvo EX90.
Volvo EX90.
Volvo EX90.
Volvo EX90.
Volvo EX90.
Volvo EX90.
Volvo EX90.
Volvo EX90.
Volvo EX90.
Volvo EX90.
Volvo confirma EX90 e um novo SUV elétrico compacto para o Brasil. Fotos: Volvo.
Volvo EX90.
Volvo EX90.
Volvo EX90.
Volvo EX90.
Volvo EX90.
Volvo EX90.
Volvo EX90.
Volvo EX90.
Volvo EX90.
Volvo EX90.

*Viagem a convite da Volvo

Reportar Erro