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Volvo CE Brasil exporta caminhões articulados para a Europa

Com a paralisação da fábrica sueca, a planta brasileira ficou responsável pelo abastecimento europeu

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Volvo CE exporta caminhões A30G para a Europa. Foto: Volvo CE.

Com a interrupção temporária de produção na Suécia em março, no início da pandemia do novo coronavírus, a fábrica brasileira de equipamentos de construção da Volvo ficou responsável por completar as entregas de caminhões articulados A30G para a Europa em 2020. As primeiras unidades já estão sendo embarcadas no porto de Santos (SP) e serão entregues até setembro.

Integrada ao sistema de produção global da marca e com forte perfil exportador, a unidade da Volvo em Pederneiras (SP), mais uma vez foi acionada para suprir a demanda de mercados fora de sua região de fornecimento habitual. 

No momento da eclosão da pandemia de Covid19 na Europa, a Volvo Construction Equipment (CE) optou pela fabricação de 50 caminhões articulados no Brasil, diante da impossibilidade temporária de produzir essas unidades em sua matriz na Suécia. 

“Somos reconhecidos por nossa flexibilidade industrial e alta qualidade. Estamos totalmente preparados para atender às necessidades de qualquer mercado Volvo no mundo”, afirma Wladimir Garcia, vice-presidente de operações industriais da Volvo CE América Latina.

As unidades do A30G brasileiro seguirão para a Noruega, Inglaterra, Polônia, Alemanha, Bélgica, França e também Israel, no oriente médio. “Devido ao alto valor agregado deste tipo de máquina, o volume de 50 caminhões articulados é bastante expressivo”, aponta Massami Murakami, diretor de planejamento estratégico da Volvo CE América Latina. 

Além deste lote para a Europa, os articulados fabricados no Brasil são exportados para os Estados Unidos, Canadá, África do Sul, Oceania, diversos países da América Latina e também distribuídos no próprio mercado brasileiro. A Volvo é a única marca a fabricar caminhões articulados no Brasil, sendo esse produto homologado pelo Finame.

O caminhão articulado é uma invenção da Volvo, que há mais de cinco décadas revoluciona as grandes obras de construção em todo o mundo. O primeiro modelo, introduzido na Suécia em 1966, tinha capacidade para 10 toneladas. Hoje, a marca oferece modelos de 25 a 60 toneladas, produzidos na fábrica da matriz, em Braås (Suécia), e em Pederneiras.

A grande flexibilidade para operação em terrenos acidentados já era a principal característica do modelo. Devido às suas qualidades de extrema robustez e grande eficiência operacional, rapidamente os caminhões articulados tornaram-se essenciais para a construção de grandes obras como barragens, hidrelétricas, complexos industriais, mineração, rodovias de alto tráfego, etc.