Peso pesado

Volvo apresenta o caminhão rígido R60 para mineração e pedreiras

O modelo, que é fabricado na Escócia, tem peso líquido de 44,8 toneladas e capacidade para até 54 toneladas de carga

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Volvo R60.
Volvo apresenta o caminhão rígido R60 para mineração e pedreiras. Foto: Volvo.

A Volvo apresenta o caminhão rígido R60 voltado para mineração e pedreiras. Segundo a marca, o veículo, que é produzido na Escócia, oferece desempenho, disponibilidade, facilidade de manutenção e bom custo total de propriedade. 

Com 4.600mm de altura, 5.900mm de largura e 10.000mm de comprimento, o modelo tem peso líquido de 44,8 toneladas e capacidade para até 54 toneladas de carga. O R60 se soma à família de caminhões rígidos da Volvo, que oferece também no Brasil o R70D, que movimenta até 65 toneladas de carga, e o R100E (95 toneladas). 

De acordo com a sueca, o R60 é um projeto novo e moderno que privilegia a produtividade e a segurança. Itens como a telemetria, o powertrain atualizado e o desenho da caçamba elevam a eficiência do caminhão.

“O modelo é ideal para o deslocamento de material em pedreiras e mineradoras. O R60 é altamente eficiente, resistente e equipado com a mesma tecnologia de outros modelos de caminhões rígidos Volvo já aprovados em operações ao redor do mundo”, afirma Boris Sánchez, head de gerenciamento de produtos e serviços de produtividade da Volvo na América Latina.

O novo R60 tem cabine que atende às normas ROPS, de proteção contra tombamento, e FOPS, contra queda de objetos no teto da estrutura. Posicionada à esquerda, a estação do operador oferece visão livre, auxiliada também pelos retrovisores de grande área. O amplo para-brisa amplifica a visão, com uma melhora significativa da segurança da operação. 

Dentro, uma série de recursos entregam conforto elevado como ambiente climatizado, monitores posicionados ergonomicamente, controles responsivos, assento e volante ajustáveis com suspensão pneumática. O sistema de câmeras Volvo Smart View garante visão panorâmica de 360° da zona de trabalho.

A caçamba tem desenho que centraliza a carga, posiciona o centro de gravidade mais próximo do chão e melhora a estabilidade. A suspensão avançada do R60 reduz a transferência de impacto e vibrações do solo para o operador.

Outro recurso importante para a segurança e performance da operação são os dois sistemas para controle em declives. O retardador da transmissão limita o travamento das rodas. E o modulador do freio traseiro ajuda a manter uma rotação controlada do motor. A velocidade máxima é de 61km/h.

O sistema de pesagem a bordo, o “On-Board Weighing”, fornece informações sobre a carga útil em tempo real. Outro opcional que intensifica os resultados da operação é o sistema de telemetria para o acompanhamento remoto da operação.

“Apesar de gigante, o R60 tem manutenção simplificada. Um exemplo são os pinos e buchas de suspensão. O modelo tem 15 no total, a maior parte de tamanho único. Facilita a manutenção porque não demanda tamanhos variados em estoque. O R60 têm disponibilidade elevada pois seu projeto é para um custo de manutenção baixo, com componentes confiáveis e reconhecidos do mercado.”

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