Suecos pesados

Volvo apresenta nova linha dos caminhões FH, FM e FMX

Os modelos chegam ao Brasil pouquíssimo tempo após serem lançados na Europa

acessibilidade:
Volvo apresenta os novos FH, FM e FMX. Fotos: Volvo.

A Volvo apresenta os novos FH, FM e FMX no Brasil. Os caminhões chegam ao país poucos meses após serem lançados na Europa. Segundo a marca, ainda mais inovadores, os veículos trazem de série um inédito pacote de dispositivos de segurança, novo painel com plataforma digital e aprimoramentos de aerodinâmica e conectividade.

Os caminhões vêm com uma nova versão do I-See, sistema que utiliza a conectividade do veículo para identificar antecipadamente a topografia da estrada e escolher as melhores marchas, sempre de forma automática. O sistema vem pré-mapeado de fábrica, melhorando o desempenho e poupando combustível desde a primeira viagem.

Volvo FH.

Outro avanço vem da transmissão eletrônica I-Shift, que, de acordo com a sueca, está ainda mais inteligente, com até cinco modos de condução, dependendo do modelo. Em conjunto com melhorias aerodinâmicas nas cabines, o aprimoramento dos recursos tecnológicos e de conectividade deixa os caminhões até 5% mais econômicos.

Todos os veículos ganharam um painel digital configurável de 12 polegadas. Tudo se ajusta ao modo de direção, mostrando na tela central informações necessárias para as diferentes operações. As inovações garantem mais facilidade no dia a dia, como a inspeção automática de pré-viagem, que verifica inúmeros itens, como desgaste de freios e nível do fluído de arrefecimento. 

O condutor pode colocar o display do GPS no centro do campo visual e também visualizar o peso por eixo do cavalo mecânico e da carreta, entre inúmeras outras opções. Outra inovação é a central multimídia de nove polegadas e espelhamento de celular.

Volvo FMX.

Na parte da segurança, o piloto automático de descida, tecnologia que permite manter a velocidade programada em descidas de serra ou declives mais longos, foi aprimorado. O sistema utiliza vários dispositivos, como o VEB, o freio motor, a transmissão eletrônica e até mesmo os freios de serviço do caminhão, acionados de forma automática para não exceder a velocidade máxima estabelecida.

A nova linha de caminhões traz de série o pacote de segurança de freios eletrônicos (EBS), controle de tração, freios ABS, auxiliar de partida em rampa, luz de freio de emergência e freio de estacionamento com ativação/desativação automática. No FH, há opção de faróis de LED com sistema antiofuscante.

Os caminhões podem receber até oito câmeras auxiliares para melhor visibilidade. Uma delas, instalada na parte inferior do retrovisor direito, auxilia para eliminar os pontos cegos, garantindo visão em um dos pontos de menor visão do veículo, proporcionando visibilidade de 76m² desta área. Todas as câmeras podem ter sua imagem projetada na tela da central multimídia.

Volvo FM.

As cabines dos novos Volvos também passaram por mudanças, externas e internas. O FH ganhou conjunto óptico e grade frontal renovados. Além do elemento visual, as mudanças melhoraram a aerodinâmica dos veículos, com cantos mais arredondados, menores frestas entre componentes e o pisca deslocado para a porta.

Internamente a ergonomia foi aprimorada, com um novo colchão de espuma de alta densidade. Novas entradas USB, maior facilidade para limpeza da cabine e novos tecidos nos bancos. A alavanca da transmissão I-Shift foi redesenhada, agora, segundo a sueca, está mais ergonômica e permite melhor movimentação do motorista.

Tanto o FM quanto o FMX têm uma nova cabine, inspirada no FH. Elas ficaram maiores, com muito mais espaço e conforto para o motorista. Além disso, a maior área envidraçada proporciona visibilidade externa 10% maior, com mais segurança.

Volvo FH.

Para aproveitar os amplos benefícios de conectividade dos novos caminhões, a sueca criou um ecossistema digital completo batizado de Volvo Connect, que dá acesso fácil e amigável a uma coleção inédita de dados dos veículos. 

O sistema melhora a performance geral dos transportadores com uma refinada gestão da frota, novas funções que aumentam a segurança das operações e ferramentas de ponta para a economia no consumo de combustível, principal custo da operação. 

Volvo FMX.

Outro benefício é o novo Plano de Manutenção Ouro Flex. Os transportadores continuam contando com o Plano Ouro. Com a nova modalidade de pagamento, só pagarão pelo que usarem, de acordo com a quilometragem efetivamente percorrida. Segundo a marca, o plano é ideal para operações que têm muita sazonalidade ou com picos de utilização.

A Volvo Financial Services terá opções exclusivas de financiamento, consórcio e seguros no lançamento dos novos caminhões Volvo. Quem adquirir um dos novos veículos ainda este ano terá prazo de até 72 meses para pagar, carência de até seis meses e financiamento de até 100% do valor do bem.

Volvo FMX.
Volvo FMX.
Volvo FH.
Volvo FH.
Volvo FM.
Volvo apresenta os novos FH, FM e FMX. Fotos: Volvo.

Reportar Erro