Volkswagen confirma início da produção do Tera em Taubaté (SP)
O modelo gera 260 novos empregos diretos na planta, sendo 40% mulheres, e até 2.600 indiretos na cadeia de fornecedores

A Volkswagen anuncia o início da produção do Tera, o mais novo SUV da marca, 100% desenhado, desenvolvido e feito no Brasil. O modelo, que chega ainda neste semestre, está movimentando a cadeia de fornecedores, gerando novos empregos e inovando o processo produtivo da unidade de Taubaté, no interior de São Paulo, onde será fabricado.
O pequeno vem para completar a linha de SUVs da Volks no Brasil, que atualmente conta com os compactos Nivus e T-Cross e os médios Taos e Tiguan. O Tera também será comercializado, a partir do segundo semestre, em mais de 25 países da América Latina, em mercados como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México, e da África.
“O Tera simboliza um momento histórico para a Volkswagen na região América do Sul e para a fábrica de Taubaté. É um carro do Brasil para o mundo, que democratiza o segmento de SUVs e será exportado para mais de 25 países, com impacto importante na economia brasileira. O Tera tem índice de 80% de nacionalização (peças fabricadas no Brasil) e contará com 241 fornecedores de peças, dos quais mais de 230 são empresas brasileiras”, afirma Alexander Seitz, chairman executivo da Volkswagen Região América do Sul.
A Volkswagen do Brasil conta atualmente com 414 fornecedores de peças de veículos, sendo que 58% deles (241 empresas) abastecerão o Tera, sendo quatro novas empresas, que chegaram agora à cadeia atual de fornecimento VW, por conta do utilitário .
Além disso, a produção do SUV supercompacto gera empregos diretos e indiretos. O modelo é 100% desenhado, desenvolvido e fabricado no país e, para fabricá-lo em Taubaté, a marca criou 260 novos postos de trabalho diretos na fábrica, sendo 40% de mulheres, e cerca de 2.600 empregos indiretos estão sendo criados na cadeia de fornecedores.
“Considerado o Volkswagen mais importante dos últimos tempos para a região América do Sul, o Tera é o quarto modelo da nossa ofensiva de 16 lançamentos até 2028, como parte dos investimentos robustos de R$ 16 bilhões da marca no Brasil. Assim, demonstramos mais uma vez o nosso compromisso com o país e as nossas pessoas”, aponta Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.
Para receber o Tera, a planta de Taubaté passou por inovações em sua linha de produção e na logística da fábrica, dentro dos investimentos de R$ 13 bilhões previstos para as unidades de São Paulo (São Bernardo do Campo/Anchieta e São Carlos, além da do interior). Os outros R$ 3 bilhões estão previstos para o complexo fabril de São José dos Pinhais, no Paraná.