Retorno nada triunfal

Volks Tiguan Allspace retorna ao Brasil mais caro e menos potente

O SUV médio de sete lugares retorna ao país em versão única, a conhecida R-Line, com o mesmo motor 2.0 turbo, mas mais fraco

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Volkswagen Tiguan Allspace.
Volks Tiguan Allspace retorna ao Brasil mais caro e menos potente (fotos: VW).

Após um pequeno hiato, a Volkswagen retoma a importação do Tiguan Allspace para o Brasil. O SUV médio de sete lugares volta ao país em versão única, a conhecida R-Line, com o não mais poderoso motor 2.0, que está mais fraco, por insanos R$ 278.990.

Apesar de pouco perceptível, o utilitário recebe linhas mais esportivas, com tomadas de ar maiores e detalhes em preto brilhante e cromado. Os faróis foram bem atualizados, agora são do tipo IQ.Light Matrix e estão interligados pela assinatura noturna em LED que se estende por toda grade exclusiva cromada com emblema da linha “R”.

Volkswagen Tiguan Allspace.

O visual é praticamente o mesmo de quando o modelo parou de ser ofertado por aqui.

Na traseira, a parte inferior do para-choque traz novas ponteiras de escape, os detalhes em preto brilhante seguindo a linha da dianteira, e as novas lanternas em LED com assinatura exclusiva. As rodas de 19 polegadas são inéditas, com detalhe diamantado e pneus 235/50.

Normalmente, R-Line é a nomenclatura tradicional da Volks para modelos que unem esportividade com os principais atributos de conforto, segurança e tecnologia. O Tiguan até reunia isso tudo, mas não mais, já que o motor ficou inexplicavelmente mais fraco, mesmo sendo o conhecido 2.0 turbo EA888, mas em uma inédita e pouco animadora configuração.

Volkswagen Tiguan Allspace.

Por dentro, nenhua novidade.

A atual caixa de força gera apenas 186 cavalos e 30kgfm de torque, para se ter uma ideia, no Jetta GLi, o conjunto tem ótimos 230 cavalos e 35,7kgfm, uma diferença considerável. E, quando teve as vendas suspensas por aqui, ele tinha 220 cavalos. O câmbio é automático de oito velocidades e ele tem quatro modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual).

Ao menos, a lista de equipamentos melhorou, principalmente com o Travel Assist, que une piloto automático adaptativo com Stop&Go, auxiliar de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, alerta de ponto cego, assistente de tráfego cruzado traseiro e park assist, o auxiliar de estacionamento automático.

Volkswagen Tiguan Allspace.

Ao menos ele ganhou o Travel Assist com auxiliares de condução.

Na parte da segurança, ele ainda vem com controles de tração e estabilidade, seis airbags, auxiliares de frenagem pós-colisão e de manobra, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico do diferencial, monitoramento de pressão dos pneus, freio de estacionamento eletrônico, Auto Hold, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e câmera de ré. 

Entre os itens de comodidade, bancos em couro perfurados, climatizados, elétricos e com memória para o motorista, volante com botões touch, aquecimento e borboletas, painel de instrumentos Active InfoDisplay com tela de 10,25 polegadas, ar-condicionado de três zonas com saída para a segunda e terceira fileiras e carregador de celular por indução.

Volkswagen Tiguan Allspace.

Volkswagen Tiguan Allspace R-Line.

Ele ainda vem com central multimídia com display de oito polegadas com conectividade sem fio para smartphone via Android Auto e Apple CarPlay, navegação nativa, controle de voz e ajustes do veículo e luz ambiente da cabine com 30 opções de cores. O teto solar panorâmico é o único opcional disponível no Tiguan. 

Volkswagen Tiguan Allspace.
Volkswagen Tiguan Allspace.
Volkswagen Tiguan Allspace.
Volkswagen Tiguan Allspace.
Volkswagen Tiguan Allspace.
Volkswagen Tiguan Allspace.
Volkswagen Tiguan Allspace.
Volks Tiguan Allspace retorna ao Brasil mais caro e menos potente (fotos: VW).
Volkswagen Tiguan Allspace.
Volkswagen Tiguan Allspace.
Volkswagen Tiguan Allspace.
Volkswagen Tiguan Allspace.
Volkswagen Tiguan Allspace.
Volkswagen Tiguan Allspace.
Volkswagen Tiguan Allspace.
Volkswagen Tiguan Allspace.

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