Volks Polo recebe primeiro facelift, perde potência e fica menos caro
O hatch ganha a primeira atualização visual com novidades no conjunto mecânico, inclusive, com versão TSI manual
A Volkswagen apresenta o primeiro facelift da atual geração do Polo. A linha 2023 do hatch chega com mudanças pontuais no visual e novas configurações, mas com perda de potência nos motores 1.0 aspirado e turbo e preço um pouco menos caro do que o atual, mas ainda partindo de salgados R$ 82.990.
Segundo a Volks, o design do novo Polo reforça o ‘Family Look’ da marca, com projeto externo feito em parceria com a matriz na Alemanha. O hatch aparece com linhas mais horizontalizadas, superfícies mais arredondadas, conjunto óptico inédito e novos acabamentos internos.
A começar pela parte dianteira, o novo Polo tem para-choques novos, o conjunto óptico foi completamente renovado, é full LED desde a opção de entrada e os faróis foram inspirados no Golf europeu, enquanto elementos cromados fazem a conexão entre a iluminação.
A cabine ganhou novos acabamentos e texturas. Agora, painéis de porta dianteiros são forrados em tecido, assim como o apoio de braço. O painel também ganhou atualizações nos materiais. Os bancos têm estilo esportivos inspirados na linha GTS.
Para a linha 2023, o Polo conta com dois motores e dois câmbios distintos. A versão de entrada, a MPI utilizará o propulsor 1.0 aspirado de 84 cavalos e 10,3kgfm de torque aliado à transmissão manual de cinco velocidades. A TSI (R$ 92.990) meio que retoma um espaço deixado pelo finado up!, pois utiliza a caixa de força 1.0 turbo de 116 cavalos e 16,8kgfm aliado, pela primeira vez, com o câmbio manual.
O motor 1.0 TSI está mais fraco, pois perdeu 4kgfm de torque. Ele está presente também nas versões Comfortline (R$ 102.990) e Highline (R$ 109.990), mas sempre com o câmbio automático de seis velocidades. Ambas ficaram R$ 6 mil e R$ 7 mil menos caras do que a linha 2022 do hatch, algo raro de se ver no mercado, mas ainda assim, bem salgadas.