Eletrificados

Um surto chamado Caoa Chery iCar, o elétrico ‘menos caro’ do país

Além do supercompacto, a sino-brasileira apresenta as versões híbridas dos Tiggos 5x, 7 e 8 e do Arrizo 6

acessibilidade:
Caoa Chery iCar.
Um surto chamado Caoa Chery iCar, o elétrico ‘menos caro’ do país. Fotos: Caoa Chery.

A cada momento, um número maior de montadoras apresenta veículos eletrificados, seja versões híbridas ou totalmente elétricas. Essa nova onda traz um outro fator, o alto preço agregado a esses modelos. Para ser “ecologicamente correto” é preciso pagar muito caro. 

O mais novo exemplo disso é o recém apresentado Caoa Chery iCar. O primeiro veículo 100% elétrico da sino-brasileira. O modelo “rouba” o título de elétrico mais barato do país do Renault Kwid. Mas esse “barato” é para lá de relativo, afinal, são impressionantes R$ 139.990 em um veículo supercompacto, de duas portas e que “leva” apenas quatro pessoas. 

Além dele, a Caoa Chery apresentou também os eletrificados Tiggo 5x Pro Hybrid (R$ 169.990), Tiggo 7 Pro Hybrid (R$ 199.990), Arrizo 6 Pro Hybrid (R$ 159.990) e Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid (R$ 269.990). Sendo que, os primeiros utilizam um sistema leve de 48V e o último, como o nome indica, é do tipo plug-in. 

O iCar chega neste mês ao Brasil importado da China. O pequeno e caro elétrico utiliza uma bateria de 30,8kWh o que garante uma potência de 45kW, o correspondente a míseros 61 cavalos, e 15,3kgfm de torque ao motor elétrico. Segundo a marca, a autonomia é de 282 quilômetros. 

Caoa Chery iCar.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery iCar.
Um surto chamado Caoa Chery iCar, o elétrico ‘menos caro’ do país. Fotos: Caoa Chery.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery iCar.

Ele utiliza o conector do tipo CCS Combo 2, o mais comum no mercado nacional, e leva pouco mais de 30 minutos para recarregar totalmente a bateria em um ponto de carga ultrarrápida. Em um wallbox, ele gasta cerca de 5h e na comum, aproximadamente 11h. 

Entre os equipamentos presentes no elétrico, ele conta com painel de instrumentos com tela de LCD de 10,25 polegadas, bancos dianteiros elétricos, duas entradas USB, carregamento sem fio para smartphones, monitor de pressão e temperatura dos pneus, câmera de ré, sensor de estacionamento, freios a disco e suspensão independente nas quatro rodas, controle de estabilidade e freio eletrônico com Auto Hold.

Híbridos

Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid.
Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid.
Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid.
Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid.
Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid.
Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid.
Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid.
Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid.
Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid.
Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid.

A Caoa Chery também adere a onda dos híbridos leves, modelos que utilizam um sistema diferente do convencional. Um gerador BSG substitui o alternador convencional e armazena a energia em uma bateria de 48V, que é utilizada para auxiliar e aumentar o torque (4,1kgfm a mais)  e potência (mais 10 cavalos), dessa forma, otimizando o consumo. 

O sistema é inteligente e detecta, a partir do modo de condução do motorista, quando há necessidade por economia ou por desempenho, utilizando o algoritmo desenvolvido no seu máximo potencial. Com isso, há redução de 14% nas emissões de CO2 e economia de até 13% no gasto com combustível. 

Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid.

Com isso, alinhado ao já conhecido motor 1.5 turbo, o sistema híbrido de 48V faz com que os SUVs e o sedã passem a ter 160 cavalos e 25,5kgfm de torque. Eles ganham também sistema start/stop. O câmbio não foi alterado e permanece o automático do tipo CVT. 

Para a versão Hybrid, o Tiggo 5x Pro ganha volante esportivo de base reta, sensor de chuva e carregador sem fio para celular. Já o SUV médio teve apenas o design das rodas de liga leve de 18 polegadas alterado 

Dos três, o único que foi alterado visualmente foi o Arrizo 6, na versão Hybrid ele recebe uma nova grade dianteira e as lanternas passam a ter luz dinâmica de seta. Ele passa a ter retrovisor interno eletrocrômico e externos com desembaçador, volante com ajuste de altura e profundidade, carregador de celular sem fio, comando de voz e luz de cortesia traseira. 

Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid.

Já o Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid, como o próprio nome indica, utiliza o sistema eletrificado mais moderno, no qual as baterias podem ser carregadas na tomada e o veículo pode rodar utilizando apenas os dois motores elétricos. Aliado ao propulsor a combustão, o SUV grande gera ótimos 317 cavalos e impressionantes 56,6kgfm de torque.

A marca afirma que o conjunto mecânico, aliado a transmissão automática dedicada ao sistema híbrido, é capaz de levar o utilitário do zero aos 100km/h em 6,7 segundos. O consumo, segundo a marca, é de impressionantes 42,7km/l no combinado. A bateria de 15kWh permite ao SUV rodar 77 quilômetros no modo elétrico e leva de três a seis horas para recarregar na tomada, dependendo do tipo de carregador.

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.

O SUV possui dois modos de potência e dois de condução. No EV, o veículo utiliza apenas um ou os dois motores elétricos. O HEV otimiza o funcionamento dos três propulsores, priorizando a economia de combustível. O modo Normal está disponível no EV e no HEV e o Sport, focado em desempenho, apenas no HEV. 

Além do sistema híbrido plug-in, o Tiggo 8 ganha tecnologia ADAS, sistemas avançados de auxílio à condução. Ele vem com piloto automático adaptativo com stop&go, alertas e auxiliares de frenagem com detector de animais, pedestres e ciclistas e de mudança de faixa, farol alto automático e adaptativo. 

O SUV grande também recebe novidades no visual. A grade dianteira passa ser no formato de diamante com detalhes cromados, os para-choques, rodas e faróis foram redesenhados e as lanternas ganharam indicadores de direção dinâmicos. Por dentro, o destaque fica pela gigante tela de 24,6 polegadas que integra o painel de instrumentos e a central multimídia.

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid.
Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid.
Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid.
Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid.
Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid.
Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery iCar.
Um surto chamado Caoa Chery iCar, o elétrico ‘menos caro’ do país. Fotos: Caoa Chery.
Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid.
Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid.
Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid.
Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery iCar.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid.
Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid.

Reportar Erro