Made in Brasil

Toyota do Brasil comemora o marco de 700 mil veículos exportados

Os modelos da japonesa fabricados por aqui são enviados a 22 mercados da América Latina e Caribe

acessibilidade:
Toyota Corolla Cross.
Toyota do Brasil comemora o marco de 700 mil veículos exportados (foto: Toyota).

A Toyota do Brasil comemora um marco importante no país. A japonesa alcançou o número de 700 mil veículos exportados. O primeiro capítulo dessa história remete aos anos 1970, com o Bandeirante nacional. Mas as exportações ganharam força mesmo a partir de 2012, pela produção de novos modelos na planta de Sorocaba, no interior de São Paulo. 

Atualmente, a Toyota é líder entre as exportações do mercado automotivo brasileiro. Em 2023, a japonesa enviou 82.419 carros para 22 países da América Latina e Caribe, o equivalente a 40% da produção da marca no Brasil. O Corolla Cross foi o modelo mais exportado do país no ano passado, com 31.700 unidades. 

“A Toyota celebra orgulhosamente a marca de 700 mil veículos exportados, resultado da forte presença da marca na América Latina e Caribe. Esse feito é resultado da integração das operações regionais, da qualidade e tecnologia dos veículos produzidos localmente e da sólida reputação da marca em serviço e atendimento ao cliente. Além disso, ao exportar tecnologia de ponta, especialmente no campo da eletrificação, reforçamos nosso compromisso com a inovação e sustentabilidade da região”, aponta Rafael Chang, CEO da Toyota América Latina e Caribe.

Segundo a marca, a oferta de veículos híbridos produzidos no Brasil para o mercado da América Latina e Caribe não só contribui com a descarbonização da região, como também reforça a pauta de tecnologia nas exportações da indústria brasileira e a atração de investimentos em toda a cadeia de valor. 

A Toyota anunciou recentemente uma nova rodada de investimentos na casa dos R$ 11 bilhões, para a expansão da capacidade produtiva de veículos e motores e da introdução de dois novos modelos híbridos, que serão comercializados no mercado brasileiro e voltados para exportação.

“A ampliação de nossa capacidade produtiva e a oferta de novos modelos e tecnologias demonstra o quanto acreditamos no Brasil como base exportadora para a região. Com novos investimentos, estamos contribuindo para o desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda no país e fortalecendo a indústria automotiva nacional”, destaca Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil.

Reportar Erro