Combustível limpo

Toyota apresenta biocombustíveis como alternativa para descarbonização

A japonesa destaca os biocombustíveis em motores a combustão aliados a eletricos como alternativa para a descarbonização da mobilidade

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Toyota Corolla Hybrid Flex com biocombustível.
Toyota apresenta biocombustíveis como alternativa para descarbonização (foto: Toyota).

No início de outubro, durante reunião do G20 (as 20 maiores economias do mundo), em Foz do Iguaçu, no Paraná, a Toyota destacou a bem-sucedida experiência brasileira com biocombustíveis aliada a motores a combustão e eletrificação, como uma alternativa realista de descarbonização para enfrentar as mudanças climáticas.

A Toyota aproveitou o encontro de autoridades para destacar a importante contribuição da indústria automotiva no desenvolvimento de tecnologias limpas e na promoção de uma economia sustentável. A marca apontou ainda os benefícios do uso de biocombustíveis,  como o etanol, para a descarbonização, uma solução aplicada há longo prazo no Brasil. 

Como parte da estratégia de contribuir com a descarbonização aplicando soluções adequadas às condições locais para uma mobilidade limpa e sustentável, a montadora compartilha com outros países a sua experiência com automóveis flex e híbridos flex como mais uma alternativa de mobilidade sustentável, já que o etanol é um dos biocombustíveis com uma das menores pegadas de carbono do mundo.

“A trajetória da Toyota é marcada pelo seu pioneirismo e evolução no desenvolvimento de novas tecnologias. Fomos precursores no lançamento dos híbridos e híbridos flex, em total alinhamento com os desafios da descarbonização. A partir da experiência brasileira com biocombustíveis, podemos contribuir com a transição para uma mobilidade mais sustentável, oferecendo soluções que impactem positivamente o meio ambiente e a sociedade como um todo”, aponta Rafael Chang, CEO da Toyota.

Durante o evento, a marca ainda promoveu rodadas de debates e palestras em parceria com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) para engajar as autoridades internacionais sobre a utilização de biocombustíveis e tecnologias flex e híbrida flex.

“A eletrificação, por si só, não será suficiente para frear o aquecimento global. Precisamos de uma abordagem integrada que inclua combustíveis sustentáveis combinados a tecnologias automotivas para a descarbonização. Parcerias com a Unica e IICA reforçam a nossa consolidada experiência como alternativa para outros países”, reforça Chang.

Durante o evento, a Toyota mostra pela primeira vez no Brasil um veículo equipado com sistema híbrido plug-in flex, que une o motor a combustão flexível ao elétrico com bateria recarregável em fonte externa. A marca afirma que a iniciativa reforça o pioneirismo dela no desenvolvimento de novas tecnologias rumo à neutralidade de carbono.

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