Utilitário de corrida

Toyota Corolla Cross, o primeiro modelo da era SUV da Stock Car

A partir da temporada 2025, a principal categoria do automobilismo brasileiro utilizará bolhas de utilitários da Chevrolet, Mitsubishi e Toyota

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Toyota Gazoo Racing Corolla Cross Stock Car.
Toyota Corolla Cross, o primeiro modelo da era SUV da Stock Car (foto: Toyota).

A partir da próxima temporada, a Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro, passará a utilizar SUVs como bolhas dos bólidos da competição. Além disso, três montadoras estarão no grid após 17 anos, com Chevrolet, Mitsubishi e Toyota. Esta última, acaba de apresentar o modelo que acelerará em 2025, o Corolla Cross.

Feito sobre a plataforma Audace SNG01, o SUV foi mostrado para as equipes de engenharia e executivos da Toyota Gazoo Racing na Audacetech, braço tecnológico do Grupo Veloci, controlador da Vicar, empresa promotora da Stock Car. 

A Toyota iniciou na Stock Car em 2020 com o Corolla sedã. De lá para cá, foram 106 corridas disputadas, com 49 vitórias, 27 poles, 37 voltas mais rápidas e 141 pódios.

“Com esta aprovação, agora o Corolla Cross Stock Car está pronto para inaugurar uma nova era na categoria. É um momento de evolução na Stock Car, que desenvolveu um projeto dotado de muita tecnologia voltada para competição. Estamos muito felizes em fazer parte desse novo capítulo do automobilismo brasileiro”, diz Daniel Grespan, líder do projeto Toyota Gazoo Racing no Brasil.

Fabricada pela Magna Compósitos, a carroceria em material compósito inclui fibra de carbono, aramida, fibra de vidro e kevlar. Segundo a montadora, o novo Corolla Cross Stock Car nasce mais leve, ágil, estável e tecnológico que os carros anteriores da categoria, encerrando a era dos sedãs.

Chama a atenção o perfil agressivo da versão de corrida do SUV da Toyota, cujo aspecto esportivo foi bastante acentuado pela presença do extrator e a grande asa ajustável na traseira. Novas tomadas de ar para freios e motor, inclusive sobre o capô, reforçam o visual deste projeto destinado às pistas e fruto de um intenso programa de testes em diversos autódromos do Brasil.

Além da nova bolha, os bólidos da Toyota passam a contar com um novo motor, um turboalimentado de 2.1 litros com aproximadamente 500 cavalos. O câmbio inglês de competição XTrac é sequencial e semiautomático, com seis velocidades, e é um dos destaques ao lado da conectividade proporcionada pelo sistema Qualcomm Snapdragon 5G, com sensorização de diversas funções do carro.

Com amortecedores reguláveis e importados Penske Racing, a suspensão é independente nas quatro rodas, dotada de triângulos sobrepostos (“duplo A”) e sistema pushrod. Já o conjunto de rodas desenvolvidas no Brasil pela Mangels esconde os discos ventilados HipperFreios, pastilhas Cobreq (projetados especialmente para a Stock Car) e pinças de competição AP Racing, operados por seis pistões na dianteira e quatro na traseira.

O cockpit tem monitor e painel dotados de dezenas de novas funções, além de uma inédita câmera interna de 360 graus que será utilizada em breve durante as transmissões das corridas da Stock Car Pro Series e, também, por um aplicativo exclusivo que será lançado pela categoria.

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