Shineray firma contrato para homologar motos SWM no Brasil
De origem italiana, a montadora faz parte do grupo chinês desde 2014 e, por aqui, será responsável por modelos de alta cilindrada
Após confirmar uma nova marca de motocicletas no Brasil, a SWM Motorcycles, a divisão brasileira da Shineray firma contrato para início dos testes regulatórios dos modelos da italiana que virão para cá em 2025. O CEO da Shineray do Brasil, José Edson Medeiros, foi até Chongqing, na China, assinar o termo.
Segundo a marca, este foi mais um passo rumo à homologação das motocicletas de médias e altas cilindradas da SWM, que chegarão ao mercado brasileiro a partir do ano que vem. O contrato assinado por Medeiros foi com o China Merchants Vehicle Research (CMVR), instituto encarregado de fazer os testes regulatórios nos primeiros modelos da montadora de origem italiana.
A Shineray afirma que o CMVR é um dos laboratórios mais conceituados do mundo em análises e testes para a indústria automotiva. A assinatura do acordo foi acompanhada também pela Autolex, consultoria especializada na homologação e certificação de produtos da China para o Brasil.
Todos os modelos estão sendo analisados pela equipe de desenvolvimento e engenharia da Shineray do Brasil, serão testados em Chongqing e atenderão às especificações ambientais previstas no programa Promot, como determina o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) brasileiro.
“Fizemos essa visita técnica para que todas as nossas motos estejam dentro de sua conformidade e a empresa possa seguir com a validação, tanto dos produtos Shineray como da SWM. Inicialmente, serão testados modelos de 250, 300 e 400 cilindradas”, destaca José Edson Medeiros.
A SWM Motorcycles foi fundada em Milão, norte da Itália, em 1971, com foco em modelos fora de estrada e, desde 2014, faz parte da holding Shineray. A chinesa acredita que a chegada da italiana no Brasil selará uma nova era dentro da marca que conta com produção nacional em Suape, Pernambuco.
De acordo com a chinesa, a estratégia é contar com motocicletas de até 250cc dentro do portfólio da própria Shineray e os modelos a partir de 300cc, podendo chegar até a 1200cc, com o selo da SWM. Com previsão de chegar em 2025, as motos serão disponibilizadas nas lojas próprias premium da Shineray e em futuras concessionárias SWM.