Sem fábricas no Brasil, Ford reforça produção da Ranger na Argentina
Apesar de ter tirado as plantas daqui, a marca manteve a do país vizinho, que deve chegar a capacidade de 70 mil unidades ano em 2025
Em 2021, a Ford fechou todas as fábricas da marca no Brasil e passou a comercializar apenas modelos importados por aqui. No entanto, o produto mais importante da montadora na América do Sul, a Ranger, manteve a produção na região, já que é feita na planta de Pacheco, na Argentina, e, ao contrário das daqui, a unidade hermana foi mantida.
Além dela, a marca produz a família Transit no Uruguai. Ou seja, apenas as fábricas da marca no maior mercado da região foram fechadas. Ao menos, por conta dos acordos comerciais entre os países vizinhos, a Ranger não recebe o pesado impacto do imposto de importação aqui, como em modelos vindos do México ou Estados Unidos, por exemplo.
Agora, devido a alta da demanda da Ranger, principalmente no mercado brasileiro, a marca resolveu aumentar a produção anual da picape em Pacheco. Segundo a Ford, a planta receberá um incremento de 15% na capacidade produtiva, indo para 70.000 unidades já em 2025. Como parte da ampliação, a fábrica contratará mais 160 colaboradores diretos.
“A nova Ranger teve uma excepcional receptividade por parte dos clientes, com crescimento consistente nas vendas. Em seu primeiro ano completo no mercado, ela dobrou a participação na América do Sul e registrou recorde histórico de vendas em outubro no Brasil, com mais de 3.800 unidades, consolidando-se entre as duas picapes mais vendidas do segmento”, afirma Martín Galdeano, presidente da Ford América do Sul.
Enquanto decidia fechar as unidades brasileiras, a marca ia no sentido contrário e investia pesado na planta argentina. A unidade de Pacheco recebeu um investimento de US$ 660 milhões (R$ 3.8 bilhões ou 661.5 bilhões de pesos argentinos), para uma transformação completa do complexo industrial, com tecnologias e conceitos de manufatura 4.0.
O aporte serviu também para aumentar o investimento no desenvolvimento de fornecedores locais de autopeças e na produção da nova família de motores que equipa a linha.
Lançada em meados de 2023, a nova e atual geração da Ranger foca em pontos como tecnologia, desempenho, robustez e segurança, com um padrão inédito de qualidade. Além do Brasil e Argentina, a produção local da Ranger abastece também os mercados do Chile, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela e Uruguai, entre outros.