Renault Megane retorna ao Brasil, agora como um crossover elétrico
O modelo, é o primeiro da marca totalmente pensado para ser um veículo eletrificado, a desembarcar por aqui
São Paulo (SP) – Cerca de um ano após apresentar o Kiwd E-Tech no Brasil, a Renault lança mais um veículo totalmente eletrificado por aqui, agora com o Megane E-Tech. O modelo, que em tempos passados foi um hatch, um sedã, uma perua e até uma minivan, volta ao país, agora como um crossover totalmente eletrificado.
O Megane é o segundo modelo com o “sobrenome” E-Tech no Brasil. Além disso, ele é o terceiro veículo elétrico que a Renault disponibiliza por aqui para clientes finais, dele e do supercompacto Kwid, a francesa já contou com o hatch compacto Zoe. Já disponível nas concessionárias da marca em versão única, o modelo parte de R$ 279.990.
Ao contrário do irmão menor, o Megane E-Tech nasce em uma plataforma pensada para ser elétrica, a CMF-EV, que, segundo a Renault, une design, performance e tecnologia em um produto único e refinado. E, com ele, finalmente a marca volta a comercializar um modelo realmente francês no Brasil, já que os demais foram desenvolvidos para outros mercados, como Rússia, Índia e Romênia.
Com a inédita plataforma, a Renault inaugura também uma nova linguagem visual, batizada de “Sensual Tech”. Além disso, o Megane é o primeiro modelo a utilizar o novo logo da francesa no Brasil, o “Nouvel’R”. De linhas futuristas, o para-choque dianteiro é volumoso e o sistema óptico full LED diferenciado aponta para o lado “high-tech” do crossover.
O Megane conta com um item raro de se ver em modelos generalistas, muito mais presente em veículos de luxo, as maçanetas de porta são embutidas. Ao se aproximar para abrir o veículo, as peças que estão disfarçadas na carroceria, aparecem automaticamente, retornando à posição fechada dois minutos depois ou com o travamento das portas.
Na cabine, o crossover utiliza vários materiais inéditos e reciclados, que, segundo a Renault, foram combinados para oferecer um ambiente acolhedor. A marca afirma que o objetivo dos designers foi ir além dos materiais tradicionais, como o plástico, e além das cores comuns, como o preto. Ele utiliza tecido e plásticos reciclados e couro tipo alcântara.
Com um motor elétrico dianteiro de 220 cavalos e 30,6kgfm de torque, o Megane E-Tech se torna o modelo mais potente da marca no Brasil. O crossover vai do zero aos 100km/h em apenas 7,4 segundos, com uma velocidade máxima de 160km/h limitada eletronicamente. Ele ainda conta com quatro modos de condução (Eco, Confort, Sport e Perso).
Ele conta também com alerta sonoro externo, que avisa os pedestres sobre sua presença. Batizado de VSP (sons de alerta para pedestres em português), o recurso é ativado quando o veículo está a uma velocidade entre 0 e 30km/h e, segundo a marca, emite um som sem causar medo aos pedestres. Ele conta com três modos (Neutro, Puro e Expressivo).
A bateria, a mais fina já feita pela Renault, com 110mm de espessura, tem 60kWh de capacidade, o que, segundo a marca, garante uma boa autonomia de 337 quilômetros pelo selo PBEV, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, realizado pelo Inmetro.
Composta de 12 módulos de 24 células cada, distribuídos em duas camadas, com garantia de oito anos ou 160 mil quilômetros. Durante este período, elas são substituídas gratuitamente caso sofram uma deterioração que resulte em um nível inferior a 70% de sua capacidade nominal.
Segundo a Renault, a bateria pode recuperar energia a cada frenagem. O Megane tem um sistema de frenagem regenerativa otimizada, ativada quando a alavanca de marchas está posicionada no modo D, permitindo recuperar a energia cinética da desaceleração (soltando o pé do acelerador) e transformando-a em energia elétrica, que é armazenada na bateria.
Para recarregá-la, a marca afirma que pode ser utilizado qualquer sistema, desde um de 130kW, como o de carregadores ultra rápidos de rodovias, a uma tomada doméstica de 10A/2,2kW monofásica. No super rápido, ele vai de 15% a 80% da carga em 36 minutos, em um Wallbox de 22kW, leva 1h50 para ganhar a mesma carga.
O Megane traz de série o cabo Modo 3 para recarga em terminais públicos ou privados. Para uma recarga em domicílio em uma tomada tradicional, é oferecido como acessório o cabo flexicharger compatível com o modelo.
Entre as tecnologias presentes no Megane, a primeira de destaque é o display OpenR, que une as telas da central multimídia, de nove polegadas, com a do painel de instrumentos de 12,3 polegadas em uma área única de 321cm². Ela conta com a terceira geração da plataforma Snapdragon Automotive Cockpit da Qualcomm com processador octa-core
Na parte do painel de instrumentos, a OpenR conta com três visualizações diferentes (Condução – painel de controle, Zen – minimalista e Bateria – status da carga da bateria). Além disso, ela conta com personalização de cinco widgets (consumo, pressão individual dos pneus, distância, monitoramento de eco-condução e música) e oito perfis de cores.
Ele ainda vem com iluminação ambiente, sistema de boas-vindas, chave sensorial tipo cartão, ar-condicionado digital, dual zone e com saída para a traseira, volante e retrovisores com aquecimento, abertura elétrica do porta-malas e a central multimídia conta com conexão sem fio via Android Auto e Apple CarPlay e quatro portas USB-C.
Na parte da segurança, ele vem com alerta de saída e assistente de manutenção de faixa, monitoramento de pontos cegos, piloto automático adaptativo com stop&go, alertas de tráfego cruzado traseiro com frenagem automática em marcha a ré e de abertura de porta, faróis full LED adaptativos em LED e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Ele conta ainda com sistema de câmeras “Smart Rear View Mirror” para os retrovisores e a de marcha ré, sete airbags, auxiliar de partida em rampa, controles de tração e estabilidade, detector de fadiga, reconhecimento de placas de velocidade e sensores crepuscular e de chuva.
*Viagem a convite da Renault.