Batizado

Renault confirma o nome do novo SUV da marca, o Kardian

O modelo, um utilitário compacto global, será apresentado em outubro e remete a diversos veículos da francesa com ‘K’

acessibilidade:
Renault Kardian.
Renault confirma o nome do novo SUV da marca, o Kardian. Foto: Renault.

A Renault revela o nome – e os motivos do “batizado” – do seu mais novo SUV compacto, o Kardian. Voltado para o mercado internacional, o modelo global será produzido no Brasil e já tem data de lançamento marcada, 25 de outubro, no Rio de Janeiro. Na ocasião, a francesa também apresentará a nova estratégia internacional da marca.

Segundo a montadora, o Kardian tem consoantes internacionalmente claras. O nome traz à mente não apenas força e proteção, mas também agilidade dinâmica. O novo modelo do segmento B representa o início da nova ofensiva de produtos da marca em países fora da Europa, sendo a América Latina, mais precisamente o Brasil, o primeiro mercado do SUV. 

A Renault afirma que, para o futuro SUV, era necessário que o nome remetesse tanto à robustez quanto à agilidade, com uma consonância decididamente internacional. E, para explicar qual o significado deste nome e a que ele remete, Sylvia, head de estratégia de denominações na direção global de marketing da Renault, decodifica o nome a partir de suas sílabas e letras, sem esquecer as associações de ideias inseridas no DNA do SUV. 

A marca afirma que a relação de um cliente com seu carro sempre começa com o nome, e as ideias e emoções que este nome é capaz de inspirar. No segmento dos SUVs e crossovers, normalmente o nome de um modelo destaca sua força e agilidade. 

Na Renault, o nome de vários modelos inicia com “K” ou têm som parecido com a letra, como Koleos (2008), Captur (2013), Kaptur (2016), Kadjar (2015), Kwid (2015) e Kiger (2021). Como primeiro veículo de uma futura gama de modelos global, o Kardian assume protagonismo na linhagem de nomes de forte sonoridade.

“O Renault Kardian chega para complementar nossa gama de nomes, representando a Renaulution no cenário internacional. Como a Renault é uma marca francesa, a pronúncia tem aquele ‘toque francês’”, afirma Sylvia.

As raízes do Kardian remetem à língua inglesa. Logo de cara, o nome evoca a palavra “guardian” (guardião), que simboliza força e proteção. A impressão é reforçada pela presença de consoantes fortes “K, R e D”. No entanto, conforme afirma a executiva, existe outra forte evocação neste nome. 

“O que é interessante com o nome Kardian é que ele também tem a ver com vivacidade, agilidade, porque ele remete a ‘cardio’ e o ‘cardio’ tem a ver com esporte, energia, adrenalina. A construção do nome em torno de dois ‘As’ ( Kar-dian) também remete ao lado da segurança do nosso veículo. E, se observarmos a primeira sílaba, ‘Kar’, percebemos que ele remete à palavra ‘carro’. Uma simbologia pra lá de apropriada”.

Reportar Erro