Renault Kardian se mostra um SUV de direção bem divertida
Testamos a versão topo de linha do utilitário lançado neste ano, que une bons equipamentos com conjunto mecânico prazeroso
Na vida, há muitas coisas que são legais e outras que são chatas dentro de um mesmo aspecto. Da mesma forma que existem filmes, peças e espetáculos excepcionais, que cativam, emocionam e divertem, há os que são completamente o contrário disso, que são monótonos, chatos e que passam a sensação de uma completa perda de tempo.
Há muita dualidade no dia a dia, em muito do que fazemos. Uma comida bem feita traz um sentimento de alegria, já uma ruim, deixa a impressão de que algo se perdeu. Nos esportes, seja qual for, uma partida pode ser divertida de ver, já outra pode ser super chata.
Existem os eletrônicos que trazem um anseio de complemento e os que passam a sensação de total desnecessidade. No mundo automotivo não é diferente. Há carros e carros, alguns que, além da função básica de locomoção, são divertidos e prazerosos de conduzir. Já outros, passam a impressão que são apenas meios de condução.
O interessante é que, para um veículo ser divertido e gostoso de dirigir, ele não precisa ser um superesportivo, basta ter um conjunto mecânico equilibrado e que traga um algo a mais na hora da condução, como o novíssimo Renault Kardian. O SUV recém lançado no Brasil tem uma pegada bem prazerosa, principalmente na versão topo de linha, a Première Edition, nosso “Teste da Vez”.
Precificação
O Kardian é apenas o terceiro representante, atualmente, entre os SUVs supercompactos no Brasil. Além dele, temos o Volkswagen Nivus (que é um caso aparte, pois é 147mm maior que o francês, mas tem 38mm a menos de entre-eixos) e o Fiat Pulse. Todos, para variar, com valores exacerbados, principalmente nas versões topo de linha.
O Nivus chega a impressionantes R$ 151.590. Já o Pulse, custa R$ 151.990 mas na opção esportiva Abarth, na que compete diretamente com o Kardian, sai por R$ 135.490, ou seja, um pouco a mais que os R$ 132.790 pedidos pela Renault na configuração Première Edition do modelo produzido no Paraná, deixando-o como o menos caro dos concorrentes.
Ineditismo à prova
O Kardian inicia uma nova era da Renault no Brasil. Com isso, o SUV supercompacto é o primeiro da francesa produzido por aqui a contar com algumas novidades da marca, principalmente no visual. Entre as novas diretrizes, está a de design, com o “Nouvel’R”. Ela aponta qual caminho a montadora deve seguir nos novos veículos.
Dessa forma, o pequeno utilitário conta com capô proeminente com grandes vincos, grade tipo colmeia em preto brilhante, faróis em LED afilados, para-choque robusto com direito a protetores na parte inferior em cinza acetinado e protetores nas caixas de rodas, que reafirmam o estilo robusto de SUV do modelo.
O teto, que é biton em preto, é curvado, com o vidro traseiro inclinado em direção à coluna C, mas não o suficiente para ele ser considerado um coupé, o SUV tem também spoiler na parte de cima da tampa do porta-malas, rack de teto, antena tipo barbatana de tubarão, para-choque com protetores inferiores e rodas escurecidas em preto e diamantada.
O interior também conta com um estilo inédito da marca e interessante, foco no console elevado com alavanca do câmbio no estilo joystick e painel de instrumentos digital com tela de sete polegadas, a da central multimídia tem oito polegadas. Ele ainda conta com iluminação ambiente e, a versão topo de linha, com bancos bicolores em preto e laranja.
O maior problema é o uso dos materiais, que deixam um pouco a desejar. Além do uso abundante de plástico duro por todo lado, os encaixes não são dos melhores e, em algumas peças, as rebarbas são mal-feitas. Sem falar na aparência frágil de alguns itens, como da alavanca do câmbio e do controle de áudio atrás do volante. A tela da central multimídia também se mostra um pouco mais simplória do que deveria.
Por ser um utilitário supercompacto, o espaço interno do Kardian é condizente com o seu porte. Assim, quatro adultos andam sem muito aperto, um quinto é praticamente impossível, é mais para um momento de necessidade e não para viagens, mesmo que curtas. O porta-malas leva excelentes 410 litros.
Topo de linha
Se o acabamento do Kardian não é dos melhores, o mesmo não podemos dizer da lista de equipamentos, pelo contrário, é melhor que muito rival mais caro. Os itens de série são um dos pontos altos do SUV e que sobressaem bem perante os dois principais concorrentes.
Além dos citados iluminação interna e as telas digitais, ele vem com conexão sem fio para smartphones via Android Auto e Apple CarPlay, quatro portas USB, ar-condicionado digital, retrovisores externos elétricos, chave sensorial tipo cartão, partida remota do motor, volante com ajustes de altura e profundidade, carregador de celular por indução e Start&Stop.
Na parte da segurança, seis airbags, piloto automático adaptativo (mas sem stop & go, ou seja, ele não realiza a parada total do veículo de forma automática), câmera multiview (que poderia ser 360º, mas já auxilia bem nas manobras de estacionamento), freio de estacionamento eletrônico, alertas de ponto cego, distância segura e colisão frontal.
Ele ainda conta com luz de circulação diurna e faróis full LED, sensores de estacionamento traseiro, dianteiro e crepuscular, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus e frenagem automática de emergência. Um equipamento que não está presente e poderia estar é o alerta de saída de faixa. Mesmo assim, o Kardian é muito bem equipado.
Super divertido
Não é só o visual do Kardian que é inédito para a Renault do Brasil, o conjunto mecânico também é. O pequeno utilitário faz um uso de uma moderna caixa de força 1.0 turbinada, aliada a um interessante câmbio automático de dupla embreagem (uma das melhores transmissões que existem) e direção elétrica.
O inédito propulsor gera bons 125 cavalos e fortes 22,4kgfm de torque, a melhor relação deste tipo em um motor 1.0 turbo disponível no Brasil. O câmbio, que é banhado a óleo, tem seis velocidades e possibilidade de trocas manuais por meio de borboletas no volante, o que permite uma condução ainda mais otimizada e divertida.
Estes números se transformam em uma condução para lá de divertida, segura e prazerosa. O casamento do motor com o câmbio é praticamente perfeito. O acelerador responde bem, qualquer toque faz o utilitário disparar pelo asfalto. Assim, toda manobra é feita com excelência e de forma segura.
De ultrapassagens, a saídas e retomadas de velocidade, tudo é feito com segurança e de forma otimizada. Apesar de ser um SUV, ele faz curvas como um hatch, o motorista tem o volante à mão e, em momento algum, há sensação de perda de controle. O câmbio trabalha bem, com trocas precisas e sem trancos.
A suspensão é firme na medida certa, o suficiente para deixar a vida a bordo divertida e confortável. Ela trabalha bem para não repassar as várias imperfeições do solo para a cabine. A direção elétrica fica leve em baixa velocidade, o que otimiza as manobras como as de estacionamento, e mais rígida em alta, permitindo uma condução ainda mais segura.
O Kardian conta com três modos de condução (Eco, Sport e My Sense) que alteram o estilo visual do painel de instrumentos e, claro, a forma de conduzir o modelo. O Eco prioriza a economia de combustível, enquanto o Sport, deixa o SUV ainda mais arisco e divertido de dirigir. O consumo poderia ser um pouco melhor, ficou em 10,5km/l com gasolina.
A opinião do Diário Motor
Hoje, no Brasil, dificilmente existe um veículo na faixa dos R$ 130 mil tão ou mais divertido de conduzir do que o Kardian. Tinha tempo que a Renault não acertava tanto em um conjunto mecânico de um veículo produzido por aqui como no do SUV. A direção dele é para lá de prazerosa, segura e deixará qualquer um que goste de dirigir feliz à bordo do utilitário.
Com um visual interessante, lista de equipamentos recheada e preço menor do que o da concorrência (apesar de ser caro como qualquer carro no Brasil), o Kardian tem tudo para se destacar. Certamente, quem dirigir ele ficará tentado a levar um para a garagem. Ele tinha tudo para ganhar um 10, não fosse a questão do acabamento. Mesmo assim, vale a compra! Nota: 9.
Ficha Técnica
Motor: 1.0 turbo
Potência máxima: 125cv
Torque máximo: 22,4kgfm
Transmissão: automatizada de dupla embreagem de seis velocidades
Direção: elétrica
Suspensão: independente na dianteira e eixo de torção na traseira
Freios: a disco na dianteira e tambor na traseira
Porta-malas: 410 litros
Dimensões (A x L x C x EE): 1.596 x 1.950 x 4.119 x 2.604mm
Preço: R$ 132.790