Teste da Vez

Primeiras impressões: Renault Oroch Outsider e sua crise de rivalidade

A picape ganha motor turbo, tem uma parca atualização nos equipamentos e, apesar de intermediária, mira na Fiat Strada

acessibilidade:
Renault Oroch Outsider 2023.
Primeiras impressões: Renault Oroch Outsider e sua crise de rivalidade. Fotos: Geison Guedes/DP e Renault.

São Paulo (SP) – Quando em 2015 a Renault apresentou a Oroch – há época ainda sob a alcunha de Duster Oroch – a francesa inaugurava uma nova categoria no mercado brasileiro, a de picapes intermediárias, ou seja, maiores que as compactas e menores que as médias. 

Apesar de ser a primogênita do segmento, pouco tempo depois ela viu surgir um dos maiores sucessos do mercado brasileiro nos últimos anos, a Fiat Toro. A primeira, e até o momento única, rival da francesa produzida no Paraná chegou para pulverizar a categoria e bater de frente – em números – até com as médias. 

Nesse meio tempo, a Oroch não apresentou números de vendas ruins, mas viu a rival cair no gosto do brasileiro e ser uma das queridinhas do mercado com resultados impressionantes e maiores até que muito automóvel pequeno, fechando o “Top10 Mais Vendidos” de 2021 em sétimo lugar. 

Agora, para a linha 2023 da picape, a Renault apresenta um facelift profundo, com – breve – mudança visual, pequeno acréscimo de equipamentos e o maior destaque, a introdução do poderoso motor 1.3 Turbo. Tudo isso para focar em outra rival, a francesa aposta em uma “briga” com outra queridinha da Fiat, a Strada. 

Errou a mão

Renault Oroch Outsider 2023.

Apesar de intermediária, ela quer brigar com com a compacta Strada.

Como sempre, o grande porém da Oroch é o preço e neste caso vai um pouco além da clássica reclamação de “está cara”. Em três versões, ela parte de R$ 105.800, o que bate de frente com as opções mais caras com câmbio manual da Strada, com a vantagem de ser maior e ter um motor um pouco mais forte. 

A questão mesmo é a versão topo de linha, agora batizada de Outsider, configuração que tivemos contato durante o lançamento da picape em São Paulo e que as primeiras impressões fazem parte do nosso “Teste da Vez”. Ela custa salgados R$ 137.100, ou seja, R$ 17 mil a mais que a Strada Rach e o pior, apenas R$ 1 mil a menos que a Toro Endurance, que mesmo de entrada, tem mais equipamentos de segurança do que a francesa. 

Deveria ser melhor

Renault Oroch 2023.

A lista de equipamentos evoluiu, mas bem pouco e deixa a desejar.

Falando em lista de equipamentos, quando a Renault anunciou que teríamos uma nova Oroch, era esperado que ela viesse aliada com o Duster, já que compartilha a plataforma e, até então, o nome. Mas não foi o que aconteceu. 

Apesar de ter melhorado em relação a linha anterior, a atual ainda peca e está bem abaixo diante do próprio primo SUV e da grande rival Toro. Ela até é equilibrada diante da Strada, mas custando a diferença que já citamos. 

Renault Oroch 2023.

O ar-condicionado digital é um dos poucos destaques da lista de equipamentos.

De série, ela vem com ar-condicionado digital, central multimídia com tela de oito polegadas e conexão sem fios para smartphones, capota marítima, rodas diamantadas, computador de bordo com velocímetro digital, bancos com revestimento premium e os básicos vidros, travas e retrovisores elétricos. Faltou chave sensorial e partida por botão.

Na parte da segurança, nada demais, a lista conta apenas com controles de tração, estabilidade e anticapotamento, assistente de partida em rampas, piloto automático, luz de circulação diurna alógena (não há nada em LED na picape), sensores de estacionamento, crepuscular e de chuva e câmera de ré. 

Renault Oroch Outsider 2023.

Não há uma luz em LED, é tudo alógena.

O mais absurdo da lista da Oroch é ela ter apenas dois airbags, quando até o pequeno Kwid tem quatro. A Renault passa a sensação que, não fosse a legislação obrigar, não teria nem as duas bolsas de proteção frontais. Isso sem falar em nenhum outro item de segurança, nem monitoramento de pressão dos pneus ela tem. 

O estranho é que, os primos Duster e Captur contam com equipamentos interessantes, como alerta de ponto cego, câmeras 360º e chave sensorial com partida por botão, custando praticamente a mesma coisa da picape. Ou seja, a Renault não equipou de forma melhor a Oroch porque não quis. 

Um pouco de cada

Renault Oroch Outsider 2023.

As lanternas ganharam acabamento fumê.

Na parte visual, apesar de ter perdido o primeiro nome, a Oroch se mantém alinhada com o primo Duster, principalmente na dianteira. Para o facelift, ela teve a grade frontal e o para-choque redesenhados. Agora, segundo a Renault, ela tem um maior ângulo de entrada com 27,6º. 

A opção topo de linha, nosso “Teste da Vez”, conta com estilo mais próprio, recebendo alargadores de para-lamas, faróis de neblina auxiliares e frisos laterais, sem falar nas saias laterais que remetem a um estribo (apesar de não serem). O santo antônio e o rack de teto também foram modificados e as lanternas receberam acabamento fumê. 

Renault Oroch 2023.

Um dos pontos alto da picape, o ótimo espaço interno.

A cabine é uma fusão de estilos, com peças dos primos e próprias. A grande novidade é a tela da central multimídia que passa a ser no estilo flutuante. As saídas e controles do ar-condicionado são idênticas ao Duster, já o painel veio do Captur. Além disso, o acabamento escurecido dá um visual mais interessante à picape. 

Falando em acabamento, ele é bem feito, sem rebarbas, apesar do abuso de material simplório, como plástico duro. Por compartilhar a plataforma com o Duster, o espaço traseiro é bom, bem melhor que o da Strada, por exemplo. 

O ponto alto

Renault Oroch Outsider 2023.

O potente motor deixa a caminhonete arisca e ligeira.

O grande diferencial da nova Oroch é a motorização da versão topo de linha. Enquanto nas duas de entrada a Renault manteve o propulsor 1.6 aspirado aliado ao câmbio manual, a Outsider é mais uma a ganhar a novíssima caixa turbinada 1.3 de 170 cavalos e 27,5kgfm de torque combinado com câmbio automático CVT. 

Assim como no Captur e no Duster, o motor caiu muito bem na Oroch. No breve momento que tivemos com a versão topo de linha durante o lançamento da picape foi possível perceber que a caixa de força tem vitalidade e fôlego de sobra. 

Renault Oroch 2023.

Com o propulsor turbo, a tocada da Oroch é bem forte.

Apesar de CVT, o câmbio automático responde bem e deixa a picape bem esperta. Dessa forma, toda manobra é feita com extrema facilidade, seja ultrapassagens, saídas ou retomadas de velocidades. Basta o mais leve toque no acelerador para a caminhonete disparar pelo asfalto. A suspensão é outro ponto positivo. 

Por ser independente multilink, o sistema trabalha bem, não repassando as irregularidades do asfalto para a cabine. Até em trechos mais acidentados, com estradas de chão, ela manda bem. O grande porém do conjunto mecânico é a direção, que deveria ser elétrica, mas é apenas eletro-hidráulica. 

A opinião do Diário Motor

Renault Oroch 2023.

Renault Oroch 2023.

Comparada com a linha anterior, a 2023 da Oroch evolui, mas deveria ter ido além. A Renault, mais uma vez, parece ter receio de investir pesado na picape. O grande porém dessa vez é a parca lista de equipamentos, principalmente os de segurança, apenas dois airbags é inadmissível. Tendo como destaque o novo motor turbo. 

Com um preço exagerado – mesmo com uma motorização e espaço interno superior –, é difícil apostar que ela fará frente a Strada Ranch. Com a principal rival a disputa fica ainda mais dura. Se a Renault tivesse apresentado a Outsider por, no máximo, R$ 125 mil, seria uma opção interessante, mas por R$ 137.100 e pelo que ela apresenta, além da motorização, não vale a compra! Nota: 4,8.

Ficha Técnica

Renault Oroch Outsider 2023.

Motor: 1.3 turbo 

Potência máxima: 170cv

Torque máximo: 27,5kgfm 

Direção: eletro-hidráulica

Suspensão: independente nas quatro rodas

Freios: a disco na dianteira e tambo na traseira 

Capacidade de carga: 650kg 

Dimensões (A x L x C x EE): 1.634 x 1.834 x 4.719 x 2.829mm 

Preço: R$ 137.100

Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Primeiras impressões: Renault Oroch Outsider e sua crise de rivalidade. Fotos: Geison Guedes/DP e Renault.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch Outsider 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault apresenta nova Oroch, agora com motor 1.3 turbo. Fotos: Renault.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.
Renault Oroch 2023.


 

*Viagem a convite da Renault. 

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.