Nova rainha, Fiat Strada é o veículo mais vendido do Brasil em 2021
A picape compacta desbancou todos os concorrentes e impediu o octacampeonato do Chevrolet Onix, confira o Top50
Em 2021, a Chevrolet buscava o octacampeonato do Onix, entre os veículos mais vendidos do país. No entanto, a marca foi uma das mais atingidas pela crise dos semicondutores e viu os emplacamentos de todos os seus modelos despencarem. O que acabou abrindo caminho para a Fiat Strada, a mais nova rainha do mercado brasileiro de veículos.
A Fiat, inclusive, quebra outra hegemonia. Foi ela que, em 2014 com o Palio, desbancou o mais longevo líder do mercado automotivo nacional, o Volkswagen Gol e seus 27 anos na liderança, sendo 12 seguidos liderando todos os meses do ano.
Agora, com a picape compacta, a italiana alcança novamente o topo das vendas e com uma vantagem considerável para o segundo lugar, de mais de 20 mil unidades. A Fiat, inclusive, emplacou outro modelo no pódio, com o Argo fechando o ano em terceiro.
A marca ainda conta com mais dois representantes no Top10, que conta também com Jeep Renegade e Compass, mostrando a força do grupo Stellantis no Brasil.
Como sempre, mesmo totalmente defasado, o Gol se mantém firme entre os 10 mais vendidos. Apesar de ter ganho uma posição, o Corolla decepciona pelo segundo ano seguinte ficando fora do Top15. O que mostra que os sedãs médios estão perdendo fôlego, já que a categoria conta com apenas mais um representante entre os 50 mais vendidos.
Os queridinhos do momento, os SUVs, emplacaram nada mais, nada menos, do que 15 modelos, entre supercompactos, compactos, médios e grandes, no Top50. As picapes também mandaram bem, além da líder, outras nove representantes figuram entre os 50 mais vendidos. Confira a lista completa.
Conforme dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).