Nissan e Honda farão estudo de viabilidade para parceria estratégica
De acordo com as duas marcas japonesas, a intenção da colaboração tem como foco o futuro da mobilidade inteligente e eletrificada
As montadoras japonesas Nissan e Honda anunciam que as duas empresas assinaram um memorando de entendimento por meio do qual iniciarão um estudo mundial de viabilidade para uma parceria estratégica nas áreas de eletrificação e inteligência veicular para as duas marcas.
De acordo com as duas marcas, para acelerar ainda mais os esforços visando a neutralidade de carbono e zero fatalidade em acidentes de trânsito, a colaboração será fundamental para fortalecer as tecnologias ambientais e de eletrificação, bem como o desenvolvimento de softwares veiculares mais modernos.
“É importante nos prepararmos para o aumento no ritmo das transformações na mobilidade automotiva em médio e longo prazo. Por isso, é relevante firmarmos este acordo com base no entendimento mútuo de que, tanto a Honda, quanto a Nissan, enfrentam desafios comuns. Estamos ansiosos para acelerar nossas discussões, para atingir um crescimento sustentável por meio de uma relação benéfica para ambas as partes”, afirma Makoto Uchida, presidente e CEO mundial da Nissan Motor Co.
Ainda segundo as montadoras japonesas, as duas empresas deixaram a relação de rivalidade de lado para firmar o memorando de entendimento com base na crença de que é fundamental unirem suas forças e explorarem a possibilidade de colaboração mútua futura.
As marcas afirmam que o escopo do estudo de viabilidade inclui plataformas de softwares automotivos, componentes-chave relacionados aos veículos elétricos e a complementaridade de novos produtos a nível mundial.
“Neste período da maior transformação da indústria automotiva no último século, vamos examinar o potencial de parceria entre a Nissan e a Honda. Nossos critérios de estudo serão concentrados em analisar se a sinergia das tecnologias e know-how desenvolvidos pelas nossas empresas nos permitirá assumir uma posição de líderes no setor por meio da criação de novo valor para a indústria automotiva”, aponta Toshihiro Mibe, diretor, presidente e representante executivo da Honda Motor Co.