Tendências psicopatas

Motorista de carro elétrico é mais propenso à psicopatia, revela estudo

A pesquisa britânica ainda aponta que donos de BMW e veículos dourados tem mais tendências psicopatas do que outros motoristas

acessibilidade:
BMW i3 dourado
Motorista de carro elétrico é mais propenso à psicopatia, revela estudo. Foto: BMW

O portal britânico Scrap Car Comparison realizou uma pesquisa para lá de diferente, que avalia o nível de psicopatia entre os proprietários de veículos, levantando qual marca, tipo de combustível e cor tendem a ser escolhidos por psicopatas.

Os “vencedores” foram modelos da BMW, carros elétricos e pintura dourada. 

Entre os tipos de combustíveis, os motoristas que apresentaram, em média, as pontuações mais altas (16,0 pontos) — de todo o estudo, inclusive –, chegando próximo da “possível psicopatia” foram os que conduzem veículos elétricos.

Psicopatia combustíveis

Índice de psicopatia entre motoristas por tipo de combustível do carro.

A pesquisa aponta que, mesmo com a preocupação ambiental, este tipo de condutor pode ter tendências psicopatas. O alerta sobre a eletrificação, pode ser visto também pelo segundo lugar na categoria “combustível”. Os carros híbridos apresentaram quase 10 pontos dos 36 possíveis, seguidos por diesel (7,0) e gasolina (5,2). 

Psicopatia carros

Índice de psicopatia entre motoristas por marca do carro.

Entre as marcas, a BMW foi a “grande vencedora” com 12,1 pontos, quase que o dobro da média do estudo, que foi de 6,6 pontos. A alemã é seguida por outra compatriota, a Audi, com 11,7. A Fiat fecha o pódio com 7,0 pontos. 

Sobre as cores dos veículos, a que teve maior pontuação é uma rara de se ver nas ruas brasileiras, a dourado, com 12,7 pontos. Ela foi seguida por outras duas difíceis de encontrar também, marrom (12,2) e verde (8,5). 

O estudo 

O estudo, feito em parceria com uma empresa de pesquisas, ouviu dois mil motoristas do Reino Unido que, além de responderem as perguntas sobre qual marca, tipo de combustível e cor, fizeram um teste de psicopatia criado por um centro de saúde mental britânico.

Psicopatia cores

Índice de psicopatia entre motoristas por cor do carro.

A avaliação, que indica o quão provável é uma pessoa mostrar traços de psicopatia, incluindo charme superficial, senso grandioso de autoestima e falta de remorso ou culpa, tem 12 perguntas com pontuação final máxima de 36 pontos. Entre zero e 18, a pessoa não apresenta psicopatia. De 19 a 26, tem possível tendência psicopata. E acima de 27, há provável psicopatia.

A partir dos resultados, o Scrap Car calculou a pontuação média para cada grupo de motoristas. O portal afirma que, embora as descobertas do estudo sejam interessantes, nenhum dos motoristas pesquisados apresentou pontuações altas o suficiente para sugerir que possuem traços claros que, normalmente, psicopatas exibem. 

Além disso, eles frisam que é importante afirmar também que a psicopatia é uma condição que afeta vidas e, portanto, deve ser levada a sério e, qualquer dúvida sobre o tema, ou outro de saúde mental, tem que se procurar ajuda especializada.

Reportar Erro