Mitsubishi apresenta o Eclipse Cross R, versão de rali do utilitário
Desenvolvido em parceria com a Spinelli Racing, o veículo tem como base a linha de rua do SUV e disputará a Mitsubishi Cup em 2024
A Mitsubishi, em parceria com a Spinelli Racing, apresenta o Eclipse Cross R, versão de competição do SUV médio da japonesa. Produzido na planta de Catalão, Goiás, da marca, o modelo foi desenvolvido para disputar o Mitsubishi Cup, rali cross country de velocidade promovido há mais de 20 anos pela montadora.
Disponível para venda a qualquer cliente que deseja se tornar um piloto de rali, com ou sem experiência na modalidade, o Eclipse Cross R traz experiência e conhecimento da Mitsubishi na produção de carros de corrida homologados pela Confederação Brasileira de Automobilismo.
O modelo está disponível em todas as concessionárias da marca pelo Brasil e inaugurará uma nova categoria na Mitsubishi Cup. Os compradores terão diversas vantagens comerciais para a disputa da temporada 2024 do rali cross country, além de todo o suporte do time da Spinelli Racing durante as competições.
Produzido em conjunto com a Spinelli Racing, o Eclipse Cross R é um veículo de competição totalmente preparado para rali. Ele usa como base a estrutura, robustez e tecnologia da linha de rua do SUV. A tração integral nas quatro rodas passou por adaptações para competição. O motor é o mesmo 1.5 turbo a gasolina de 172 cavalos.
O gerenciamento do propulsor é feito pela ECU (PR8) de competição da brasileira ProTune. Todo o desenvolvimento foi realizado em conjunto com a Dacar Motorsport. O veículo também foi equipado com o novo painel de aquisição de dados da marca, o TDL 5.0 EVO. O câmbio é sequencial de seis marchas e foi desenvolvido pela argentina GRAF Gearboxes, que desde 1965 fornece transmissões para diversas modalidades do automobilismo.
Com bancos, cintos de segurança de seis pontos e volante de competição, o Eclipse Cross R traz também portas, capô, tampa traseira e para-choque dianteiro em fibra de vidro. Os vidros das portas foram substituídos por estruturas em policarbonato. Tudo para a máxima otimização de peso e melhor desempenho em competição.
A suspensão é toda original do Eclipse de rua, ou seja, independente nas quatro rodas. O que muda são os amortecedores, que são específicos para rali e produzidos pela sueca Ohlins, assim como as molas helicoidais dianteiras. As traseiras são da Eibach. As rodas de aro 16 calçam pneus Pirelli Scorpion MTR 255/70.