Mais Lidas

Recorde mundial

Mercedes leiloa raro 300 SLR Uhlenhaut Coupé por 135 milhões de euros

O valor, arrematado por um colecionador particular, será utilizado na criação do 'Mercedes-Benz Fund'

acessibilidade:
Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé 1955.
Mercedes leiloa raro 300 SLR Uhlenhaut Coupé por 135 milhões de euros. Fotos: MB.

A Mercedes-Benz leiloou uma das duas unidades do raríssimo 300 SLR Uhlenhaut Coupé 1955. O alemão foi arrematado por incríveis 135 milhões de euros (R$ 693 milhões na atual cotação). O valor superou – e muito – o máximo até então arrecadado por um único veículo em leilão, de 70 milhões (R$ 359 milhões) por uma Ferrari 250 GTO 1963 em 2018.

Segundo a montadora, que confirmou os valores do leilão (até então apenas rumores), o raro 300 SLR de 1955 foi arrematado por um colecionador particular. O modelo, ícone da história automotiva, foi nomeado em homenagem ao seu criador e engenheiro-chefe, Rudolf Uhlenhaut, e é considerado um dos melhores exemplos de engenharia e design automotivo por especialistas e entusiastas em todo o mundo.

“Os 300 SLR Uhlenhaut Coupés são marcos no desenvolvimento de carros esportivos e elementos históricos importantes que moldaram nossa marca. A decisão de vender um desses dois carros exclusivos foi tomada com um raciocínio muito sólido. Os rendimentos do leilão financiarão um programa global de bolsas de estudo”, afirma Ola Källenius, CEO da Mercedes-Benz Group AG.

O valor arrecadado no leilão servirá como capital inicial para a iniciativa global “Mercedes-Benz Fund”. A montadora afirma que investirá recursos adicionais nos próximos anos. O “Fundo Mercedes” será dividido em duas subcategorias: bolsas universitárias para conectar, educar e incentivar os alunos a realizarem pesquisas em projetos de ciências ambientais e bolsas escolares com foco em alunos para realizarem projetos ambientais locais em suas comunidades. 

Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé 1955.

Alemão superou, e muito, o valor arrecadado pela Ferrari 250 GTO.

Os fundos do programa serão direcionados a indivíduos que de outra forma não têm meios de financiar seus projetos e planos de carreira. O programa vai além do apoio financeiro aos jovens e inclui elementos extracurriculares, como mentorias da Mercedes-Benz, abrindo novas perspectivas de carreira. 

O “Mercedes-Benz Fund” será desenvolvido em conjunto e gerido por um parceiro experiente que ainda será avaliado. A configuração detalhada e o planejamento de implantação, bem como a organização parceira, serão anunciados ainda neste ano.

Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé 1955.

Criador e criatura: o engenheiro Uhlenhaut com o 300 SLR em sua homenagem.

“Com o ‘Mercedes-Benz Fund’, gostaríamos de encorajar uma nova geração a seguir os passos inovadores de Rudolf Uhlenhaut e desenvolver novas tecnologias incríveis, particularmente aquelas que apoiam o objetivo crítico de descarbonização e preservação de recursos”, afirma Ola Källenius. 

A venda do 300 SLR Uhlenhaut Coupé ocorreu no dia 5 de maio em um leilão realizado no Museu Mercedes-Benz em cooperação com o renomado leiloeiro RM Sotheby’s. Os convidados estavam entre clientes selecionados da Mercedes-Benz e colecionadores internacionais de carros e arte, que compartilham os valores corporativos da marca. 

Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé 1955.

O carro virou um único do universo automotivo.

O 300 SLR Uhlenhaut Coupé vendido no leilão fazia parte da coleção de veículos privados da Mercedes-Benz Classic, coleção da marca composta por mais de 1100 automóveis desde a invenção do automóvel em 1886 aos dias de hoje.

As circunstâncias especiais por trás de sua criação, seu design único e sua tecnologia inovadora conferiram ao 300 SLR Uhlenhaut Coupé um nível notável de mística que perdura até hoje. O design do esportivo estabeleceu padrões que o colocam entre os ícones automotivos mais significativos do mundo, principalmente por causa das portas distintas no estilo “asa de gaivota”. 

Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé 1955.

O esboço do 300 SLR criado por Uhlenhaut.

“Estamos orgulhosos de poder contribuir com nossa coleção histórica para esta iniciativa que conecta o passado com o futuro da engenharia e tecnologia de descarbonização. O comprador privado concordou que o 300 SLR Uhlenhaut Coupé permanecerá acessível para exibição pública em ocasiões especiais, enquanto a segunda unidade original permanecerá na propriedade da empresa e continuará exibido no Museu Mercedes-Benz em Stuttgart”, diz Marcus Breitschwerdt, chefe da Mercedes Benz Heritage.

Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé 1955.
Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé 1955.
Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé 1955.
Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé 1955.
Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé 1955.
Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé 1955.
Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé 1955.
Mercedes leiloa raro 300 SLR Uhlenhaut Coupé por 135 milhões de euros. Fotos: MB.
Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé 1955.
Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé 1955.
Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé 1955.
Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé 1955.
Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé 1955.
Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé 1955.
Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé 1955.
Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé 1955.
Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé 1955.
Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé 1955.

Reportar Erro