Mercedes-Benz apresenta o novíssimo SL 63 AMG S E Performance
O setentão roadster chega ao Brasil em sua melhor forma, aliando um motor V8 à combustão a outro elétrico de tecnologia da Fórmula 1

Há pouco mais de 70 anos, em 1952, a Mercedes-Benz impactou o mundo automotivo com o lançamento do icônico 300 SL. De lá para cá, a linha ficou conhecida como uma das mais poderosas da marca da estrela e chega ao ápice com o mais novo integrante, o surpreendente SL 63 AMG S E Performance e seus insanos R$ 1.689.900.
O “E” ali indica que se trata de um modelo eletrificado, no caso, um híbrido, com tecnologia tirada diretamente da Fórmula 1. Assim como o AMG indica ser um veículo desenvolvido pela divisão esportiva da Mercedes. Ou seja, o novo SL é nada menos do que o roadster mais poderoso já criado pela marca alemã.

O esportivo tem mais de 70 anos de história.
Não bastasse um descomunal motor V8 4.0 biturbo de insanos 612 cavalos montado na dianteira, o SL conta com outro elétrico na traseira que gera excelentes 204 cavalos. A potência combinada é de impressionantes 816 cavalos. Mas o mais inacreditável é o torque combinado de surreais 144,8kgfm.
Para aguentar tanta potência, tanto a tração – que é integral –, quanto o câmbio também foram desenvolvidos pela AMG, sendo a primeira variável e a segunda uma Speedshift MCT de nove velocidades. Com isso, o esportivo vai do zero aos 100km/h em míseros 2,9 segundos, com 317km/h de velocidade máxima.

A copota pode ser aberta ou fechada com o carro em movimento.
O desenvolvimento da bateria foi inspirado na expertise da marca com a equipe Mercedes-AMG Petronas F1. Com 6,1kWh de capacidade, ela também tem “selo” AMG High Performance. A recarga pode ser realizada por meio do carregador de bordo de 3,7kW instalado com corrente alternada, por um wallbox ou tomada doméstica.
Um fator interessante é que, como o nome indica, a bateria foi projetada para entrega rápida de potência e não para o maior alcance. Com isso, o SL tem apenas 13 quilômetros de autonomia elétrica, no padrão WLTP, a marca não divulgou os dados do Inmetro.

O inteirior remete mais ao lado luxuoso e moderno do esportivo.
O SL 63 conta também com oito programas de condução pelo AMG Dynamic Select (Electric, Battery Hold, Comfort, Smoothness, Sport, Sport+, Race e Individual) que ajustam parâmetros importantes como a resposta do motor e da transmissão, a característica da direção, a amortecimento do chassi ou o som.
O híbrido geralmente inicia de forma silenciosa (Silent Mode) no modo de condução “Comfort”, quando o motor elétrico é ligado. O ícone “Ready” no painel de instrumentos aponta que o veículo está pronto para conduzir. Além disso, um som potente, típico da AMG, é ouvido como retorno acústico, irradiado para o interior através dos alto-falantes.

Como de costume na família SL, o visual é bastante agressivo.
O SL 63 utiliza uma arquitetura de construção completamente nova para o conversível de 2+2 lugares, desenvolvida pela Mercedes. O chassi é projetado como uma estrutura composta de alumínio leve, com design que garante máxima rigidez e base para dinâmicas de condução precisas, alto conforto e proporções perfeitas para uma carroceria esportiva.
O design atemporal do SL foi atualizado com linhas modernas e ainda mais esportivas, mas sem perder o estilo clássico do modelo, com capô alongado e proeminente e traseira curta. Tanto faróis quanto lanternas são afilados. Na dianteira, destaque para a gigante grade com a estrela no meio e, atrás, para as saídas quádruplas de escapamento.

A configuralção dos bancos é no estilo 2+2.
Segundo a Mercedes, o posicionamento mais esportivo do novo SL também sugeriu a decisão de optar por uma capota de tecido elétrica em vez do anterior teto variável. Com isso, houve uma redução de 21 quilos no peso e o consequente centro de gravidade mais baixo têm um efeito positivo na dinâmica de condução. Abrir e fechar a capota leva cerca de 15 segundos e é possível ser realizado em uma velocidade de até 60km/h.
Por dentro, a cabine do SL transforma a tradição do primeiro 300 SL Roadster na era moderna, combinando virtudes esportivas e luxo. Destaque para o cockpit com display central de 11,9 polegadas aliado ao painel de instrumentos digital de 12,2 polegadas e para os bancos esportivos AMG com ajustes elétricos.

Mercedes-Benz SL 63 AMG S E Performance.
Entre os principais equipamentos do SL, destaque para sistema AMG Track Pace (análise de tempos de volta, setores e aceleração em autódromos), sistemas de direção semi autônomos como piloto automático adaptativo com auxiliares de frenagem e de manutenção em faixa e alerta de ponto cego, proteção de pedestres e suporte para manobras evasivas.
Assistente ativo de estacionamento com câmera 360°, iluminação ambiente em 64 cores, sistema de infotainment MBUX, as telas digitais, som surround da Burmester, conexão e carregador sem fio para smartphones via Android Auto e Apple CarPlay, navegação com realidade aumentada, head-up display, faróis full LED, chave sensorial e sistema de esterçamento do eixo traseiro em até 2,5°.