Jeep e Tamar renovam parceria com troca da frota de veículos da ONG
Renegade, Compass, Commander e Wrangler se unem a missão de preservação das tartarugas marinhas pelo país
Desde 2018, a Jeep é uma das principais parceiras do Projeto Tamar, uma das maiores ações de conservação da vida marinha no mundo, em especial às tartarugas. A montadora acaba de renovar a colaboração com a ONG ao trocar a frota de veículos do Tamar.
Para manter a missão de preservação, o Projeto Tamar necessita de veículos capazes de enfrentar qualquer tipo de terreno. É por conta desta necessidade que a Jeep firmou a parceria com a ONG, cedendo modelos com tração 4×4.
Para garantir que o projeto chegue a qualquer lugar enfrentando os mais variados desafios, a frota conta com nove veículos entre Renegade, Commander, Compass e Wrangler, todos com o legítimo DNA Jeep de tração 4×4 e carregados de tecnologia e capacidade off-road. Os modelos estão distribuídos nas principais bases do Tamar pelo país.
Segundo a montadora, a Jeep e o Projeto Tamar compartilham da mesma preocupação, respeito e valorização da preservação do meio ambiente. O Projeto Tamar já superou o impressionante número de 50 milhões de filhotes de tartarugas marinhas devolvidos ao mar.
“A parceria com a Jeep é cheia de histórias de aventuras e extremamente importante para a missão do Tamar de recuperar as populações das tartarugas marinhas brasileiras. As tartarugas desovam em lugares de difícil acesso, e os carros da Jeep que estão conosco nos ajudam a fazer o monitoramento e pesquisa nesses mil quilômetros de praia do Brasil”, afirma Nina Marcovaldi, gerente de comunicação do Projeto Tamar
Apesar de, oficialmente, a parceria ser desde 2018, a união da montadora com o Projeto vem desde a década de 1980, quando os primeiros pesquisadores do Tamar começaram o trabalho de proteção das tartarugas marinhas, espécies ameaçadas de extinção, a bordo de três veículos da Jeep doados pelo órgão ambiental brasileiro da época.
“Com a Jeep, o Tamar já percorreu diversas trilhas off-road deixando um legado de preservação e conservação marinha a cada caminho percorrido. É uma experiência e tanto atravessar barreiras diariamente e persistir na preservação dessa espécie tão importante não só para o oceano, mas para o planeta também.”
O Projeto Tamar tem a missão de promover a recuperação das tartarugas marinhas, por meio de ações de pesquisa, conservação e inclusão social. Está presente em 23 localidades distribuídas em oito estados brasileiros, entre zonas costeiras e ilhas oceânicas (Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina).
O projeto desenvolve ações de pesquisa, manejo e proteção das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, além de atividades de envolvimento comunitário, inclusão social, sensibilização e educação ambiental, valorização da cultura local e geração de oportunidades de trabalho e renda.