Jeep apresenta um caríssimo e eletrificado Grand Cherokee 4xe
Na quinta geração, o SUV grande da americana retorna ao Brasil em única e cara versão com configuração 4x4 híbrida plug-in
A Jeep volta a trazer o Grand Cherokee para o Brasil. O SUV grande retorna ao país após dois anos de hiato, agora na quinta geração. Ele chega em versão única, sem nome específico, apenas como “4xe”, que é mais sobre a tração do utilitário, por insanos R$ 569.990.
O modelo é o segundo da marca oferecido no Brasil na configuração híbrida plug-in 4xe, além dele, o Compass conta com esta opção. O SUV grande conta um propulsor 2.0 turbo e outros dois elétricos que, juntos, geram 380 cavalos e 64,9kgfm de torque, o conjunto está aliado ao câmbio automático de oito velocidades e à tração integral quadra-trac II.
Com isso, o Grand Cherokee é o Jeep mais potente disponível por aqui. O conjunto mecânico eletrificado permite ao utilitário ir do zero aos 100km/h em 6,3 segundos, com velocidade máxima de 206km/h.
O sistema de tração utiliza sensores para identificar quando os pneus estão escorregando e, por meio de uma caixa de transferência ativa, direciona até 100% do torque para o eixo com maior aderência, garantindo a tração ideal para a situação. Além disso, ele conta com cinco modos (Auto, Sport, Snow, Mud/Sand e Rock).
O recurso fornece calibrações otimizadas de acordo com os mais variados cenários, coordenando eletronicamente a divisão de torque 4×4, frenagem e manuseio, sistemas de direção e suspensão, controle de aceleração, mudança de transmissão, caixa de transferência, controles de tração e estabilidade, freio ABS e sistema de direção.
No modo Auto, o carro faz todo o trabalho. Ele analisa continuamente dados como velocidade, inclinação e aderência para entregar a melhor performance e eficiência. Já o Snow (neve) é voltado para condução em pisos muito escorregadios, adequando o conjunto mecânico para situações de baixíssima aderência.
No Sand/Mud (areia/lama), o SUV encara trilhas enlameadas ou com piso macio. Ao selecionar o Sport, o condutor pode aproveitar ao máximo toda a potência disponível, e a estabilidade da suspensão independente nas quatro rodas com tração 4×4. E se o objetivo for escalar pedras e superar grandes desafios em baixa velocidade, o modo ideal é o Rock.
O conjunto híbrido do Grand Cherokee é gerenciado de forma automática. O motor a combustão e os elétricos (PF1 e PF2) são utilizados de acordo com a demanda. O propulsor PF1 tem a função de recarregar a bateria de alta tensão e trabalha como um auxiliar do térmico. Assim, ele atua na gestão de energia e na propulsão elétrica combinada.
Já o PF2, acoplado ao câmbio automático, pode recarregar a bateria ou fornecer torque e motricidade ao utilitário, o que permite a disponibilidade de tração 4×4 permanente em todos os modos de condução. Pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o SUV tem um consumo de 19,3km/l, tanto na cidade, quanto na estrada.
Como ele conta com um tanque de combustível de 72 litros, o utilitário tem uma autonomia de aproximadamente 1.390 quilômetros. No entanto, a bateria de íons de lítio de 400v tem apenas 17,3kWh de capacidade, o que permite ao SUV rodar míseros 29 quilômetros, segundo o PBEV, em modo totalmente elétrico.
Por ser plug-in, a bateria do Grand Cherokee pode ser recarregada na tomada. Segundo a marca, utilizando um padrão de 220v, a bateria vai do zero aos 100% em duas horas, utilizando o carregador Jeep Nível 2, que é um modelo doméstico portátil.
Entre os itens de série, o SUV conta com partida remota do motor, bancos dianteiros elétricos e memória para o do motorista, assentos com aquecimento e resfriamento para os frontais, aquecimento de volante, ar condicionado digital de duas zonas, chave sensorial,, retrovisores elétricos com memória, carregador por indução e porta-malas elétrico.
Ele ainda vem com som premium Alpine com amplificador de 506W e cancelamento ativo de ruído, teto solar elétrico e panorâmico, central multimídia Uconnect 5 com tela de 10,1 polegadas, navegação embarcada, conexão sem fio via Android Auto e Apple CarPlay e oito portas USB, painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e head-up display colorido.
Na parte da segurança, freio de estacionamento eletrônico, retrovisor interno eletrocrômico e digital, oito airbags, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, de chuva e crepuscular, farol alto adaptativo, alerta de pontos cegos, auxiliares de partida e descida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, câmeras 360º e off-road e ADAS nível 2.
O conjunto de itens semi autônomos agrega frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, ciclistas e veículos, monitoramento ativo de mudança de faixa piloto automático adaptativo com stop & go e assistente de colisão em interseções, sejam dianteiras ou traseiras.