Jeep celebra 450 mil unidades de Compass produzidas em Pernambuco
O SUV médio líder disparado da categoria teve a produção da atual geração iniciada em 2016 em Goiana, no interior pernambucano
A Jeep celebra mais um feito do Compass brasileiro. O utilitário, líder disparado entre os médios, acaba de alcançar a marca de 450 mil unidades produzidas no Brasil. Apresentado em 2016, o SUV é fabricado no Polo Automotivo de Goiana, no interior de Pernambuco, do grupo Stellantis, onde também é feito o Renegade, Commander, Fiat Toro e Ram Rampage.
Em 2021, o SUV foi renovado e trouxe mais design, tecnologia, sofisticação e performance. Segundo a marca, a produção do modelo na fábrica em Pernambuco contribui ainda para todo o desenvolvimento tecnológico e social da região. Recentemente, a planta alcançou o número de um milhão de veículos produzidos, sendo quase metade do Compass.
Líder entre os utilitários médios, ele foi pioneiro ao introduzir diversos itens de segurança e tecnológicos à categoria, como o sistema de frenagem de emergência com detecção de pedestres, ciclistas e motociclistas, serviços conectados nativos, sete airbags, entre outros.
E não é só no Brasil que o Compass faz sucesso – há cerca de um mês ele bateu a marca de 400 mil unidades emplacadas por aqui. Fabricado no Polo Automotivo Goiana o modelo é exportado para diversos países da América Latina, como Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai e Uruguai.
Um dos principais diferenciais do Compass atualmente é que ele é o único SUV a venda no Brasil com opção de motorização turbo flex, turbo diesel e híbrida plug-in. No facelift realizado em 2021, ele ganhou a moderna caixa T270, um 1.3 turbo flex de 185 cavalos.
Ao contrário do irmão menor, o Renegade, ele manteve o consagrado 2.0 diesel de 170 cavalos e, em março do ano passado, a marca apresentou o 4xe que alinha o propulsor a combustão ao elétrico, gerando tração nas quatro rodas e com possibilidade de rodar apenas com a caixa de força eletrificada.
Atualmente, ele conta com oito configurações em cinco versões (Sport, Longitude, Limited, Trailhawk e Série S). São quatro com o motor T270, três que alinham o 2.0 diesel com a tração 4×4 e a transmissão de nove marchas e um híbrido plug-in, sendo que este – ainda – não é feito no Brasil. Ele varia de R$ 178.590 a R$ 347.300.