Já confirmado para o Brasil, Volvo apresenta o EX30, novo SUV elétrico
O utilitário será o modelo de entrada da marca, chega por aqui em 2024 e terá pré-venda iniciada ainda neste ano
Em sua “saga” pela eletrificação, a Volvo apresenta mais um veículo 100% elétrico, o EX30, o menor SUV da história da marca e que assumirá como opção de entrada da sueca, logo abaixo do XC40. O modelo já está confirmado para o Brasil, ainda sem preço definido, com previsão de começar a pré-venda neste ano e chegar por aqui em 2024.
O EX30 é o segundo modelo totalmente desenvolvido para ser um veículo elétrico. Antes dele, a Volvo apresentou o gigante EX90. Com os dois, agora, a marca conta com quatro veículos 100% elétricos, além deles e do XC40, ela conta com o SUV coupé C40.
Para o novo SUV, a Volvo disponibilizará dois tipos diferentes de bateria e três opções de motorização. A primeira utiliza um motor aliado a uma bateria LFP, que usa química de fosfato de ferro e lítio, de 51kWh, que entrega 272 cavalos.
A segunda opção, também conta com apenas um propulsor, mas a bateria é do tipo NMC, de lítio, níquel, manganês e cobalto, de 69kWh, que gera os mesmos 272 cavalos e uma autonomia de 480km no ciclo europeu. Ele ainda conta com variação de dois motores, que juntos, geram 428 cavalos e uma aceleração de zero a 100km/h em apenas 3,6 segundos.
A depender da versão, o EX30 tem capacidade de carga de até 153kW, ou seja, em um carregador compatível, ele é capaz de ir dos 10% a 80% em cerca de 25 minutos. Por meio do display central do carro, ou do aplicativo dedicado, o motorista pode definir a amperagem, o nível máximo de carga e quando deseja iniciar a carga.
O SUV compacto é o primeiro modelo da marca a contar com a nova geração do Park Pilot Assist, ele pode estacionar automaticamente em diversas vagas, desde curvas, paralelas, perpendiculares e diagonais. Ele conta também com sistema de alerta ao abrir as portas dianteiras se uma pessoa, bicicleta, moto ou carro está se aproximando.
Outra novidade do utilitário elétrico é a chave digital, que poderá ser utilizada em diversos aparelhos de smartphones com tecnologia UWB e CCC. Além de não precisar da chave tradicional, o motorista pode compartilhar a digital com outros aparelhos sem precisar estar próximo, por meio do aplicativo dedicado ao carro.