Hyundai HB20 Platinium Plus 2023 e o foco correto na segurança
Apesar do grande apelo para a mudança visual, o que mais chama a atenção da linha 2023 do hatch é o incremento nos itens de segurança
Campinas (SP) – Na última semana, viralizou na mídia e nas redes sociais o incrível caso do motoqueiro que foi atingido por uma motorista ao abrir a porta do carro e foi parar debaixo de um caminhão que passava ao lado. O caso, ocorrido na região metropolitana do Rio de Janeiro, felizmente não virou uma tragédia, com o motoqueiro saindo praticamente ileso da situação.
Mas ele poderia ter sido totalmente evitado se o consumidor brasileiro se preocupasse mais em questionar a falta de equipamentos de segurança do que o visual dos veículos. Isso fica evidenciado na atual geração do Hyundai HB20. Lançado em 2019, o compacto causou estranheza pelo visual nada ortodoxo, mas pouco foi falado dos itens de série.
Se o público em si foca mais no estilo, a sul-coreana percebeu que um grande diferencial é a lista de equipamentos. Com a antecipação do facelift de meio de vida, a marca renovou bem o HB20, por enquanto lançado apenas na carroceria hatch. Claro que, o mais falado, o maior enfoque, ficou pelo visual, totalmente redesenhado e muito mais elegante.
No entanto, durante a apresentação do modelo, no interior de São Paulo, um ponto nos chamou ainda mais atenção, a quantidade de equipamentos de segurança empregados, principalmente na versão topo de linha, a Platinum Plus, nosso “Teste da Vez”, no caso, “Primeiras Impressões”. Ela conta, entre outros, com alerta de saída, que avisa se há algum veículo ou objeto está se aproximando ao abrir a porta, o que evitaria o acidente do Rio.
Segurança a prova
Como toda tecnologia minimamente recente, o sistema SmartSense da Hyundai ainda não está popularizado em toda a linha da montadora, presente apenas nas versões topo de linha do Creta e, agora, do HB20, a Platinum Plus. No caso do hatch, e seus salgados R$ 114.390. O impressionante é que, mesmo com a incrível melhoria, ainda tem alguns deslizes.
Com a nova linha, o HB20 se torna um dos mais completos da categoria, mas faltaram alguns itens para ele ser o melhor disparado neste quesito, como piloto automático adaptativo, sensor de estacionamento dianteiro e park assist (o auxiliar de estacionamento automático), presentes em alguns concorrentes, mas nenhum com todos.
Entre as novidades, ele vem com assistente de centralização (LCA) e de permanência (LKA) em faixa, o sistema ajuda a manter o veículo na via correta, sem invadir as dos lados e, dependendo da tangência e velocidade, até a fazer curvas. O alerta de ponto cego ativo trabalha em conjunto com o LKA. O assistente de tráfego cruzado traseiro avisa se estiver vindo qualquer veículo lateralmente ao dar ré.
Ele ainda tem alerta de presença nos bancos traseiros, detector de fadiga, farol alto adaptativo, monitoramento de pressão dos pneus e alertas de frenagem com auxiliar autônomo e detecção de pedestres e de saída, que avisa se algum objeto ou veículo está se aproximando ao abrir a porta, o que evitaria o acidente ocorrido no Rio de Janeiro.
Os outros itens
Além do sistema SmartSense, a lista de equipamentos da topo de linha é generosa. Ainda na parte da segurança, ela vem com seis airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, piloto automático (que não é adaptativo), câmera de ré, sensores crepuscular e de estacionamento, faróis projetor com DRL e lanternas em LED e partida remota.
Na parte da comodidade, ele conta com central multimídia com tela de oito polegadas, conectividade sem fio com smartphone via Android Auto e Apple CarPlay e três portas USB, painel de instrumentos digital, chave sensorial, retrovisores com rebatimento elétrico, ar-condicionado digital e automático, sistema Bluelink de conectividade, volante com regulagem de altura e profundidade e carregador de celular sem fio.
Outro nível
Apesar que o enfoque do facelift deveria ser os itens de segurança, o foco maior ficou mesmo pelo design. Há pouco mais de dois anos, quando a nova geração do HB20 surgiu, ela chamou muito a atenção pelo visual e a marca viu uma “chuva” de críticas pela escolha nada ortodoxa do desenho do compacto.
Dessa vez o retorno é bem mais positivo. O design do modelo evoluiu bem e foi completamente atualizado na dianteira e na traseira. A grade agora é partida em duas peças e ocupa boa parte do, também renovado, para-choque.
Os faróis foram redesenhados e conversam bem com o resto da dianteira. Capô e para-lamas também recebem novos desenhos, mais retilíneos e angulares. Além disso, o estilo mais volumoso não é apenas visual, o hatch cresceu 75mm no comprimento, 50mm no balanço dianteiro e 25mm no traseiro.
Na traseira, ele conta com lanternas renovadas e integradas que cruzam o carro de lado a lado, apesar de não acender totalmente (como será no HB20S), alinhada com outros modelos da Hyundai, como Tucson e Elantra. Além disso, para-choque e tampa do porta-malas contam com novos desenhos.
Por dentro, poucas mudanças e a maioria focadas justamente nas versões topo de linha, a partir da Platinum. Ela ganha painel de instrumentos 100% digital, um ponto interessante é o conta-giros com mostrador em numeral e não em ponteiro, bem mais divertido de acompanhar.
Ela ainda recebe parte do acabamento dos bancos, volante, manopla do câmbio, apoio de braço central e das portas em couro. Além disso, as peças são bem encaixadas e não há rebarbas. O espaço também é o mesmo, levando quatro adultos com certo conforto. O porta-malas tem 300 litros, dentro da média da categoria, nem o maior, nem o menor.
Inalterado
Outro ponto que a marca manteve do início da atual geração para o facelift é a motorização. Para a versão topo de linha, o HB20 permanece equipado com o 1.0 turbo de 120 cavalos e 17,5kgfm de torque, tanto com etanol, quanto com gasolina, aliado ao câmbio automático de seis velocidades e direção elétrica, que “conversam” bem entre si.
Durante o lançamento da nova linha do hatch, tivemos o primeiro contato com o HB20 em um autódromo, o que não dá para replicar totalmente o uso diário de um veículo. Mesmo assim, é possível perceber que a motorização turbo deixa o compacto esperto e bom de acelerar, basta pisar no acelerador que ele dispara pelo asfalto e ainda conta com borboletas no volante para trocas de marchas mais otimizadas.
A opinião do Diário Motor
A grande – e mais importante – novidade do HB20 passa quase despercebido quando o maior enfoque acaba sendo o visual, que convenhamos, era estranho demais. A renovação visual é muito bem-vinda, mas nada comparada com o incremento de tecnologias de segurança que, por enquanto, apenas a versão topo de linha passou.
A sul-coreana mostra que equipamentos de segurança precisam e devem ser popularizados, apesar do preço pedido na versão topo de linha do hatch, R$ 114.390, não ser nada popular, mas está chegando em veículos “menos caros”. Até porque, mesmo por esse valor, é mais barato que muito rival com menos equipamentos. Vale a compra! Nota: 9.
Ficha Técnica
Motor: 1.0 turbo
Potência máxima: 120cv
Torque máximo: 17,5kgfm
Transmissão: automática de 6 velocidades
Direção: elétrica
Suspensão: independente na dianteira e semi-independente na traseira
Freios: a disco na dianteira e tambor na traseira
Porta-malas: 300 litros
Dimensões (A x L x C x EE): 1.470 x 1.720 x 4.015 x 2.530mm
Preço: R$ 114.390
*Viagem a convite da Hyundai