Investimento

Honda confirma aporte bilionário e modelo híbrido produzido no Brasil

A japonesa investirá R$ 4,2 bilhões até 2030 e terá como meta a produção da nova geração do WR-V e da tecnologia híbrida-flex no país

acessibilidade:
O presidente da Honda, Arata Ichinose, o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente, Geraldo Alckmin.
O presidente da Honda, Arata Ichinose, o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente, Geraldo Alckmin (foto: Honda).

A Honda é mais uma montadora a confirmar uma nova rodada de investimentos no Brasil. Após reunião com o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente e ministro do desenvolvimento, indústria, comércio e serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, e o presidente da montadora, Arata Ichinose, confirmou o novo aporte. 

O novo investimento será de R$ 4,2 bilhões no período de 2024 a 2030. Segundo a marca, o intuito com o aporte é a expansão contínua dos negócios por meio do lançamento da tecnologia híbrida-flex no mercado brasileiro, da produção local da nova geração de um SUV de entrada, além do aumento do volume de produção e geração de empregos no país.

“Ao longo dos mais de 50 anos de nossa presença no país, conquistamos a confiança do exigente consumidor brasileiro ao comercializar produtos de qualidade e eficiência. Esse novo ciclo de investimento visa tornar a Honda cada vez mais forte, moderna e dinâmica e mostra que estamos alinhados ao compromisso global de alcançar a neutralidade de carbono em produtos e atividades corporativas até 2050”, afirma Arata Ichinose.

A montadora ainda afirma que, considerando o cenário atual de políticas públicas de incentivo ao setor automotivo, como o “Mover”, ela valoriza o etanol como um combustível de fonte natural, renovável e disponível em larga escala no Brasil, alinhado a uma economia de baixo carbono.

Assim, a Honda dará um passo importante rumo à diversificação de produtos eletrificados em seu portfólio, com a introdução de sua exclusiva tecnologia e:HEV flex no Brasil.

Além do novo investimento e do desenvolvimento do sistema híbrido-flex, a japonesa confirmou a produção local de um novo veículo, no caso, um velho conhecido mas em sua nova geração, o SUV supercompacto WR-V. A previsão de produção do utilitário é para o segundo semestre de 2025. 

Para sustentar o avanço da sua estratégia no Brasil, a Honda afirma que o aporte também se estenderá ao aumento do volume produtivo da fábrica brasileira e que isso ocorrerá de forma gradual já a partir deste mês de abril. Está previsto o incremento de cerca de 1.700 postos no quadro de colaboradores, que atualmente conta com cerca de 3.500 funcionários. 

Reportar Erro