Honda apresenta linha 2025 de uma completamente reformulada Biz
A scooter de entrada da marca chega a nova geração com motor inédito, sistema de frenagem aprimorado e evolução no design
A Honda apresenta a nova geração da Biz. A linha 2025 da renovada scooter apresenta motor inédito, sistema de frenagem aprimorado, evolução no design e em diversos aspectos práticos. Ela já está disponível nas concessionárias da marca em duas versões, Essential (ES) de entrada (R$ 12.000) e Exclusive (EX), como topo de linha (R$ 14.970).
As duas configurações passam a usar o mesmo motor, o reformulado 125. A caixa de força é uma monocilíndrica inclinada a 80º, arrefecida a ar, com injeção eletrônica e comando simples acionado por corrente no cabeçote de duas válvulas de 123,9cc que gera 9,53 cavalos a 7.500rpm e 1,03kgfm a 6.000rpm.
Segundo a marca, a decisão de oferecer o mesmo motor para ambas versões proporcionará aos usuários do modelo de entrada um ganho real em termos de potência e torque na comparação com a Biz 110i, na ordem de 14,4% de potência e 15,7% de torque.
Na 125 ES, o sistema de injeção eletrônica PGM-FI está ajustado para o uso exclusivo de gasolina, enquanto que na 125 EX o sistema se vale da tecnologia FlexOne, permitindo o uso de etanol e/ou gasolina. Os números relativos à potência e torque não se alteram com o uso de um ou outro combustível.
A transmissão semiautomática rotativa – “marca registrada” da Biz – de quatro velocidades, conta com progressão dos engates de marchas pressionando o pedal para baixo com a ponta do pé. Na eventualidade de parar em quarta marcha é possível passar diretamente ao ponto morto pressionando uma única vez o pedal para baixo com a ponta do pé.
Ainda no conjunto mecânico, a suspensão dianteira por garfo telescópico de tubos de 26mm foi recalibrada e oferece 100mm de curso. Na traseira, o braço oscilante tem dois conjuntos mola-amortecedor e permitem 86mm de curso. A EX conta com rodas de liga leve com pneus 60/100 R17 à frente e 80/100 R14 atrás.
Já a ES conta com rodas de aço raiadas 70/90 R17 na dianteira e 80/100 R14 na traseira. As duas versões não têm mais o pedal de freio, o comando do sistema CBS se vale por meio de uma alavanca no punho esquerdo. Na ES eles são a tambor de 130mm nas duas rodas, já na EX, eles são a disco de 220mm à frente e de 130mm atrás.
Segundo a marca, a atualização teve como objetivo modernizar o modelo sem alterar sua identidade. Assim, o visual foi mantido no máximo possível. Uma novidade, apenas para a EX, é a luz de posição em LED. Em ambas versões, o prático porta-objetos localizado à esquerda pode abrigar uma garrafa de 500 ml, um celular ou itens pequenos.
No centro do escudo, um gancho escamoteável de fácil operação suporta pequenas bolsas ou sacolas, enquanto à direita, ao lado da chave de ignição – que opera a abertura do banco para acesso ao porta-capacete, que foi otimizada, resultando em melhor aproveitamento do espaço –, está a tomada USB-C dotada de tampa de proteção.
As duas versões contam com quadro de instrumentos digital e formato retangular. Na EX, ele é do tipo blackout e ambos, além de hodômetro parcial/total, velocímetro e nível do combustível, ganharam indicador de consumo e de marcha engatada. A ponteira de escape, assim como a proteção antiqueimadura, tem novo desenho e acabamento em preto.