Scooter pequena

Honda apresenta linha 2025 de uma completamente reformulada Biz

A scooter de entrada da marca chega a nova geração com motor inédito, sistema de frenagem aprimorado e evolução no design

acessibilidade:
Honda Biz 125.
Honda apresenta a linha 2025 de uma completamente reformulada Biz (fotos: Honda).

A Honda apresenta a nova geração da Biz. A linha 2025 da renovada scooter apresenta motor inédito, sistema de frenagem aprimorado, evolução no design e em diversos aspectos práticos. Ela já está disponível nas concessionárias da marca em duas versões, Essential (ES) de entrada (R$ 12.000) e Exclusive (EX), como topo de linha (R$ 14.970).

As duas configurações passam a usar o mesmo motor, o reformulado 125. A caixa de força é uma monocilíndrica inclinada a 80º, arrefecida a ar, com injeção eletrônica e comando simples acionado por corrente no cabeçote de duas válvulas de 123,9cc que gera 9,53 cavalos a 7.500rpm e 1,03kgfm a 6.000rpm.

Honda Biz 125.

A scooter recebe motor inédito, freios aprimorados e evolução no design.

Segundo a marca, a decisão de oferecer o mesmo motor para ambas versões proporcionará aos usuários do modelo de entrada um ganho real em termos de potência e torque na comparação com a Biz 110i, na ordem de 14,4% de potência e 15,7% de torque. 

Na 125 ES, o sistema de injeção eletrônica PGM-FI está ajustado para o uso exclusivo de gasolina, enquanto que na 125 EX o sistema se vale da tecnologia FlexOne, permitindo o uso de etanol e/ou gasolina. Os números relativos à potência e torque não se alteram com o uso de um ou outro combustível.

Honda Biz 125.

Agora, as duas versões utilizam o motor de 125cc.

A transmissão semiautomática rotativa – “marca registrada” da Biz – de quatro velocidades, conta com progressão dos engates de marchas pressionando o pedal para baixo com a ponta do pé. Na eventualidade de parar em quarta marcha é possível passar diretamente ao ponto morto pressionando uma única vez o pedal para baixo com a ponta do pé. 

Ainda no conjunto mecânico, a suspensão dianteira por garfo telescópico de tubos de 26mm foi recalibrada e oferece 100mm de curso. Na traseira, o braço oscilante tem dois conjuntos mola-amortecedor e permitem 86mm de curso. A EX conta com rodas de liga leve com pneus 60/100 R17 à frente e 80/100 R14 atrás. 

Honda Biz 125.

Dentre as mudanças no visual, está o painel de instrumentos digital.

Já a ES conta com rodas de aço raiadas 70/90 R17 na dianteira e 80/100 R14 na traseira. As duas versões não têm mais o pedal de freio, o comando do sistema CBS se vale por meio de uma alavanca no punho esquerdo. Na ES eles são a tambor de 130mm nas duas rodas, já na EX, eles são a disco de 220mm à frente e de 130mm atrás.

Segundo a marca, a atualização teve como objetivo modernizar o modelo sem alterar sua identidade. Assim, o visual foi mantido no máximo possível. Uma novidade, apenas para a EX, é a luz de posição em LED. Em ambas versões, o prático porta-objetos localizado à esquerda pode abrigar uma garrafa de 500 ml, um celular ou itens pequenos. 

Honda Biz 125.

Honda Biz 125 2025.

No centro do escudo, um gancho escamoteável de fácil operação suporta pequenas bolsas ou sacolas, enquanto à direita, ao lado da chave de ignição – que opera a abertura do banco para acesso ao porta-capacete, que foi otimizada, resultando em melhor aproveitamento do espaço –, está a tomada USB-C dotada de tampa de proteção.

As duas versões contam com quadro de instrumentos digital e formato retangular. Na EX, ele é do tipo blackout e ambos, além de hodômetro parcial/total, velocímetro e nível do combustível, ganharam indicador de consumo e de marcha engatada. A ponteira de escape, assim como a proteção antiqueimadura, tem novo desenho e acabamento em preto.

Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda apresenta a linha 2025 de uma completamente reformulada Biz (fotos: Honda).
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.
Honda Biz 125.

De acordo com a atual legislação eleitoral brasileira (resolução TSE 23.610/2019), sites de notícias podem ser penalizados pelos comentários em suas publicações. Por esse motivo, decidimos suprimir a seção de comentários até o fim do período eleitoral.