Big Trail

Honda apresenta Africa Twin 2023 com nova configuração do câmbio

A japonesa é a única big trail a ter as duas opções de transmissão, a convencional e a DCT, que passa a ser produzida no Brasil

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Honda CRF 1100L Africa Twin.
Honda apresenta Africa Twin 2023 com nova configuração do câmbio. Fotos: Honda.

Honda apresenta a linha 2023 da CRF 1100L, a famosa Africa Twin. A big trail chega em quatro configurações que se diferenciam pela capacidade do reservatório de combustível e pelo tipo de câmbio, que pode ser convencional ou DCT, tecnologia exclusiva da japonesa e que, a partir de agora, passa a ser produzido no Brasil, na planta de Manaus, Amazonas.

Esta inovação permitirá um aumento no volume de produção. Além disso, para a nova linha, os grafismos da motocicleta foram atualizados e passa a contar com novas pinturas. Já disponível nas concessionárias da marca, ela varia de R$ 81.100 a R$ 109.130.

A versão de entrada, disponível em preto fosco ou branco por R$ 81.100, é caracterizada pelo tanque de 18,8 litros. Para 2023 será oferecida tanto com câmbio convencional quanto com DCT (com a transmissão automática ela parte de R$ 88.100) e com bagageiro traseiro de alumínio como item de série.

Na parte técnica, a única novidade é o novo ajuste da transmissão DCT, otimizada na 1ª e 2ª marchas para, segundo a Honda, proporcionar uma progressão mais suave em saídas à partir da imobilidade e em baixas velocidades.

A versão Sports ES (Eletronic Suspension), tem tanque de 24,8 litros, que garante uma maior autonomia, ideal para grandes viagens. Ela parte de R$ 102.130 com câmbio manual e R$ 109.130 com o DCT, ambas estão disponíveis na cor branca e também contam com novos grafismos, assim como o ajuste do sistema DCT. 

Honda CRF 1100L Africa Twin.

Agora, o câmbio automático DCT é produzido no Brasil.

Além disso, o para-brisa regulável em cinco posições foi redesenhado, está 110mm menor na altura, porém oferecendo a mesma proteção contra o vento e intempéries. As proteções das carenagens laterais em alumínio anodizado em preto também foram atualizadas.

Todas as versões contam com farol duplo de LEDs, luzes diurnas de condução com ajuste da intensidade de iluminação automática, piloto automático, painel MID colorido de 6,5 polegadas sensível ao toque e Android Auto e Apple CarPlay que permite conectividade por meio de capacetes com fones e microfone por Bluetooth. 

Dotadas de acelerador eletrônico TBW e sistema HSTC de controle de tração, às Africa Twin se valem de plataforma inercial IMU de seis eixos, que auxilia na gestão e elaborado funcionamento de itens relacionados aos “Riding Modes” como o ajuste dos parâmetros de potência em quatro níveis, freio-motor em 3 níveis, controle de tração em sete e o antiwheelie de três níveis mais off. 

Honda CRF 1100L Africa Twin.

Honda CRF 1100L Africa Twin.

Os quatro “Riding Mode” (Tout, Urban, Gravel e Off-Rroad) são completados por dois modos User personalizáveis. Nas Africa Twin com câmbio DCT, a opção de mudança de marchas (D, S1, S2, S3 e MT) não altera os modos de condução previamente selecionados.

O motor é o conhecido bicilíndrico paralelo SOHC de oito válvulas, arrefecido a líquido de 1.084cm3 que gera 99,3 cavalos a 7.500rpm de potência e 10,5kgmf de torque 6.000rpm. O sistema de lubrificação é por cárter semi-seco e a alimentação PGM-FI tem corpos de injeção de Ø 46mm.

Na parte ciclística, a Africa Twin se vale de um chassi de aço com arquitetura de berço semi-duplo e sub-chassi de alumínio, mesmo material usado na balança de suspensão traseira. A dianteira é do tipo Showa invertida com curso de 230mm e tubos de 45mmØ, regulável na pré-carga da mola, extensão e compressão. 

Honda CRF 1100L Africa Twin.

O motor é o conhecido bicilíndrico paralelo SOHC de oito válvulas.

O amortecedor traseiro Showa oferece curso de 220mm e a pré-carga da mola pode ser ajustada por meio de um comando no corpo do amortecedor. O amortecimento em extensão e em compressão é totalmente ajustável. As versões Adventure Sports ES tem suspensões de controle eletrônico Showa EERA que atuam eletronicamente ajustando em tempo real a capacidade de amortecimento.

Os freios têm função Cornering ABS que otimiza o comportamento do sistema nas curvas. O disco dianteiro tipo wave de Ø 310mm tem cálipers Nissin de quatro pistões e montagem radial. O disco traseiro tipo wave, tem Ø 256mm e cáliper de pistão simples. 

As rodas raiadas com aros de alumínio medem 21 polegadas na dianteira e a 18 na traseira. À frente o pneu tem é 90/90-21M/C e atrás 150/70B 18M/C, tipo Tubless nas versões Adventure Sports.

Honda CRF 1100L Africa Twin.
Honda CRF 1100L Africa Twin.
Honda CRF 1100L Africa Twin.
Honda CRF 1100L Africa Twin.
Honda CRF 1100L Africa Twin.
Honda CRF 1100L Africa Twin.
Honda CRF 1100L Africa Twin.
Honda CRF 1100L Africa Twin.
Honda CRF 1100L Africa Twin.
Honda CRF 1100L Africa Twin.
Honda CRF 1100L Africa Twin.
Honda CRF 1100L Africa Twin.
Honda CRF 1100L Africa Twin.
Honda apresenta Africa Twin 2023 com nova configuração do câmbio. Fotos: Honda.

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