Harley-Davidson lança a primeira big trail da marca, a Pan America 1250
A aventureira de grande porte chega ao país no segundo semestre em única versão, a Special e com o inédito motor Revolution Max
A Harley-Davidson apresenta a primeira big trail da marca, a Pan America. A aventureira chega no segundo semestre ao país em única versão, a Special. Equipada com o inédito motor Revolution Max de 150 cavalos, a motocicleta parte de R$ 143.800.
Segundo a marca, as equipes de design e engenharia colaboraram durante todo o processo de criação e refinamento da Pan America, com uma visão guiada pela utilidade. Das alças aos suportes integrados de bagagem, até o farol horizontal configurado para iluminar melhor uma trilha off-road, tudo alinha função com estilo.
Dessa forma, inspirada no espírito de versatilidade off-road norte-americana, a Pan America se destaca visualmente na paisagem de motos de aventura, com design que, à primeira vista, parece saído diretamente do universo Star Wars.
Um ponto interessante que alia funcionalidade e design é a arquitetura da motocicleta. Com foco na relação peso-potência, o powertrain faz parte do chassi, que conta com três elementos distintos: o frontal, o central e a rabeta, que são parafusados diretamente no conjunto do motor, o que reduz o peso da big trail e, segundo a Harley, resulta em um chassi rígido que contribui para uma dirigibilidade mais precisa.
A balança traseira de alumínio fundido minimiza o peso não suspenso. O chassi foi projetado com uma distância entre-eixos de 1.585mm, ideal para viagens (especialmente com um passageiro e bagagem carregada) e manuseio ágil necessário para pilotagem off-road. Ela conta com manoplas aquecidas e defletores de vento para a mão.
As rodas de alumínio fundido medem 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira. Elas calçam pneus Michelin Scorcher Adventure especialmente projetados para a Pan America. Além disso, estarão disponíveis, como opcionais, os compostos Anakee Wild da Michelin, eles contam com um padrão agressivo de banda de rodagem específica para trilhas.
Ainda sobre o aspecto funcionalidade e design, os protetores tubulares de aço foram projetados para proteger o radiador e ajudar a apoiar a motocicleta em um eventual tombamento, além de darem um visual mais robusto a big trail. As setas dianteiras foram posicionadas para serem protegidas durante a condução off-road.
O banco tem duas posições, alta e baixa, que permitem ao piloto obter um melhor ajuste na motocicleta. A configuração não requer ferramentas e permite uma variação de 25mm. O para-brisas conta com quatro posições e pode ser ajustado com uma mão, usando uma alavanca ao lado do painel, com uma variação de altura de 45mm para.
Outra funcionalidade da Pan America é o cavalete central, que apoia a motocicleta estacionada em uma posição vertical. Com ele, a moto ocupa menos espaço do que se estivesse em seu descanso lateral. A peça também serve para levantar a roda traseira, facilitando a manutenção e troca de pneus, em casa ou na trilha.
Assim como a própria motocicleta, o motor da Pan America é completamente novo. O Revolution Max é um dois cilindros em V de 1.250cc que gera excelentes 150 cavalos. A big trail conta ainda com cinco modos pré-programados de condução (Road, Sport, Rain, Off-Road e Off-Road Plus), que combinam de forma específica a entrega de potência, frenagem do motor, controle de tração e outras configurações da moto.
Para a Pan America, a Harley criou um sistema inédito do segmento, o Adaptive Ride Height (ARH) – disponível no primeiro lote, mas apenas como opcional nos demais –, ele atua na suspensão que, automaticamente, alterna entre uma posição mais baixa (quando a moto está parada) e a ideal de pilotagem quando a motocicleta está em movimento.
Segundo a Harley, o sistema permite que o piloto monte na Pan America com facilidade e auxilia na hora de colocar os pés no chão em uma parada. Ele reduz a altura do assento de 20 a 50mm. Com o ARH, a altura do assento com a moto não carregada é de 830mm na posição baixa e 855mm na alta.
Entre os equipamentos disponíveis, a Pan America vem com piloto automático, faróis adaptativos full LED com luz de circulação diurna, freios Brembo com disco de 320mm na dianteira e 280mm na traseira, suspensão semiativa com controle de carga, amortecedor de direção, monitoramento de pressão dos pneus e pedal de freio traseiro multi-posição
Ela ainda vem com aprimoramentos de segurança do piloto para curvas, que englobam: frenagem eletronicamente vinculada aprimorada para curvas, controles de tração e de deslizamento de arrasto e sistema de frenagem antitravamento, todos aprimorado para curvas e auxiliar de partida em rampa.
Por fim, o painel de instrumentos é 100% digital e a tela de 6,8 polegadas é sensível ao toque. A peça conta com cobertura de vidro não reflexiva para facilitar a visualização. Ela tem conexão Bluetooth e navegação por meio de aplicativo da própria Harley-Davidson.