Celebração

Há 50 anos, a Volkswagen lançava um verdadeiro ícone, o Brasilia

O modelo popularizou o segmento de hatches compactos, tão dominado pela alemã no Brasil nos anos seguintes

acessibilidade:
Volkswagen Brasilia.
Há 50 anos, a Volkswagen lançava um verdadeiro ícone, o Brasilia. Fotos: VW.

Em junho de 1973 a Volkswagen, sob a frase “uma nova tendência estilística para o automóvel brasileiro”, apresentava o Brasilia. Dessa forma, há 50 anos, nascia um verdadeiro ícone da indústria nacional e que popularizou o segmento de hatches compactos por aqui.

Cinco décadas depois, a Volkswagen comemora o Brasilia, batizado na ocasião para homenagear a capital nacional (mas sem o acento agudo no primeiro ‘i’), e mostra detalhes da unidade guardada cuidadosamente em sua Garagem, na Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

Produzido até 1982, o Brasilia foi o segundo modelo da marca a atingir um milhão de unidades fabricadas, já no seu sétimo ano de mercado – o primeiro a conquistar tal feito não poderia ser outro, o Fusca. Seu projeto começou ainda no início da década de 1970, com estudos e testes. 

O ponto de partida foi a plataforma mecânica da linha VW-1600 (que na época servia de base para o Fusca, Karmann-Guia, SP1 e SP2), mas com a clara diretriz de que o mercado precisava de um veículo totalmente novo em estilo, desempenho e preço competitivo.

Volkswagen Brasilia.

Uma das últimas unidades produzidas está no museu da marca em São Paulo.

Segundo a marca, o primeiro passo foi definir o estilo do veículo, sendo aprovado pelo então presidente da Volkswagen, Rudolf Leiding, e fruto do traço do designer Marcio Piancastelli. O modelo concebido tinha o seu ponto marcante no tamanho do para-brisa dianteiro, de dimensões realmente incomuns para a época. 

Um fato curioso, é que os técnicos chegaram às primeiras medidas visando o estabelecimento das dimensões aproximadas que o veículo teria, adotando como padrão de medida um boneco com o tamanho exato de um brasileiro médio.

Volkswagen Brasilia.

O hatch foi o segundo modelo da marca a superar um milhão de unidades produzidas no Brasil.

Outro dado interessante também é que todo o processo de desenvolvimento do veículo, desde o projeto de estilo da carroçaria aos protótipos, esteve a cargo de engenheiros e técnicos brasileiros, o primeiro modelo da marca a ser produzido assim.

De linhas retas e equilibradas, o Brasilia inaugurou uma nova tendência estilística para o automóvel brasileiro. Sua concepção obedeceu ao mais atualizado e racional design da indústria automobilística europeia da época. Tinha um porta-malas dianteiro de 135 litros e bagageiro interno de 273 litros, com a possibilidade de alcançar até 970 litros.

Volkswagen Brasilia.

O primeiro hatch da VW foi batizado em homenagem a capital federal.

O hatch utilizava o motor de 1.600cm³ que gerava 60 cavalos. Em 1975 veio a versão com dois carburadores, elevando a potência para 65 cavalos. O modelo já trazia recursos de segurança como painel acolchoado, freios a disco na dianteira, trava especial no capô e estrutura desenvolvida para absorver a energia cinética em caso de colisão, preservando o habitáculo e a segurança dos ocupantes.

O Brasilia foi exportado para mais de 25 países, incluindo México, Venezuela, Portugal e Nigéria, seus principais mercados. Saiu de cena em março de 1982, deixando uma legião de fãs até os dias de hoje. Inclusive, uma das últimas unidades está exposta no acervo da Garagem VW na Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo.

Volkswagen Brasilia.

Volkswagen Brasilia.

A unidade saiu diretamente da linha de produção para as salas de engenharia da Volkswagen do Brasil. Nunca emplacado, o modelo mantém toda sua originalidade e tem exatos 460 quilômetros marcados em seu hodômetro. Seu motor é um 1.6 a gasolina e carburação dupla.

Entre os destaques da unidade, pintada na cor metalizada Verde Mármore, estão o interior com revestimento vinílico nas portas e laterais de bancos, os detalhes em madeira no painel e até um simpático relógio do lado esquerdo do quadro de instrumentos. A versão LS também ostenta acendedor, bancos dianteiros com encosto para a cabeça e desembaçador traseiro.

Volkswagen Brasilia.
Volkswagen Brasilia.
Volkswagen Brasilia.
Volkswagen Brasilia.
Volkswagen Brasilia.
Volkswagen Brasilia.
Volkswagen Brasilia.
Há 50 anos, a Volkswagen lançava um verdadeiro ícone, o Brasilia. Fotos: VW.
Volkswagen Brasilia.
Volkswagen Brasilia.
Volkswagen Brasilia.
Volkswagen Brasilia.
Volkswagen Brasilia.
Volkswagen Brasilia.
Volkswagen Brasilia.
Volkswagen Brasilia.
Volkswagen Brasilia.
Volkswagen Brasilia.
Volkswagen Brasilia.
Volkswagen Brasilia.
Volkswagen Brasilia.
Volkswagen Brasilia.

Reportar Erro