Há 100 anos, a General Motors iniciava as operações no Brasil
A mais antiga montadora de automóveis no país celebra um século de muita história alinhada com o brasileiro
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Em 26 de janeiro de 1925, 14 anos após a criação da montadora nos Estados Unidos (EUA), a General Motors iniciava a operação brasileira no histórico bairro do Ipiranga, em São Paulo, capital. Celebrando 100 anos de Brasil, a Chevrolet é a fabricante de automóveis com maior tempo de operação contínua no país.
A primeira planta operava no regime CKD, ou seja, os veículos vinham desmontados dos EUA e eram montados por aqui. Um fator interessante é que, como tinha várias marcas (têm até hoje), a empresa importava e montava modelos da Chevrolet, Buick, Oldsmobile, Cadillac e Oakland e, inicialmente, o foco era em veículos de carga, como furgões e pequenas caminhonetes.
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A Chevrolet 3100 foi a primeira picape da marca totalmente feita por aqui.
Cinco anos após a chegada ao Brasil, em 1930, a marca inaugurou a primeira fábrica “de verdade” com produção local e não apenas CKD, em São Caetano do Sul, mesmo local onde a montadora está sediada até os dias de hoje.
Em 1958, outro grande marco, o lançamento da picape Chevrolet 3100, o primeiro veículo da GM totalmente produzido no Brasil. No ano seguinte, com a presença do então presidente Juscelino Kubitschek, inaugurou outra planta, a de São José dos Campos.
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O Chevrolet Opala é o primeiro veículo de passeio é também o maior ícone da GM no Brasil.
Até então, focada apenas em veículos comerciais e utilitários, como a famosa Veraneio lançada em 1964, a Chevrolet decidiu apostar em carros de passeio na década de 1960 e, em 1968, nasce aquele que seria o grande ícone da marca no Brasil, o Opala.
Na esteira do sucesso do famoso Opala, a marca seguiu com grandes lançamentos nas décadas de 1970 e 1980. O segundo deles foi o Chevette, em 1973, seguido da Caravan, a perua do sedã coupé. Em 1982 veio outro clássico, o Monza. No meio dos anos 1980 surge a famosa Série 20, com as picapes A20 (a álcool), C20 (a gasolina) e D20 (diesel).
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O pequeno Chevette também fez bastante sucesso, até a aposentadoria.
Nos anos 1990 a marca começa a primeira grande mudança da linha de veículos. Tecnicamente, iniciada em 1989 como Kadett. É no período de reabertura de mercado que a Chevrolet lança Ipanema, Omega, Vectra, Astra, Corsa, S10 e Blazer, aposentando Opala, Chevette, Monza, Veraneio e Série 20.
Os lançamentos continuam pelos início da primeira década do novo milênio, com Celta, Zafira, Meriva e Prisma. Em meados dos anos 2010 a marca inicia a segunda grande mudança de line-up e, com exceção da S10 e do Prisma (este apenas no nome), todos os modelos são descontinuados para a chegada de novos, como Spin, Onix (a versão sedã ficou com o nome do Prisma até a mudança de geração) Cruze, Trailblazer e Equinox.
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Zafira e Spin são duas das grandes minivans da marca.
Atualmente, ao comemorar 100 anos, a Chevrolet conta com uma linha completa de veículos no Brasil, do Onix (que será atualizado neste ano) ao novíssimo Blazer EV, o SUV grande elétrico da marca, passando por Spin, Tracker, Equinox, Trailblazer, Montana, S10, Silverado e Equinox EV. Além disso, para este ano, ela já confirmou um novo modelo, um utilitário compacto elétrico, além de outras quatro novidades.
“A paixão pela nossa marca Chevrolet no Brasil é incomparável. Ela faz parte da história do país – e temos planos empolgantes para o futuro. O Brasil é o terceiro maior mercado da Chevrolet no mundo e continua sendo prioridade para a GM globalmente. Estamos ansiosos para continuar construindo nosso profundo legado no Brasil, trazendo novos veículos e tecnologias para nossos clientes”, afirma Shilpan Amin, vice-presidente sênior da GM e presidente da GM International.
Segundo a marca, desde sua chegada em 1925, quando o Brasil ainda vivia um período de recursos limitados e transporte escasso, ela ajudou a modernizar a vida dos brasileiros. Desde a primeira fábrica a GM fez do automóvel um símbolo de liberdade e progresso.

Modelos de corrida também fizeram época na Chevrolet.
Nos últimos 100 anos, a marca foi líder em inovação. Pioneira em conforto e segurança, foi a primeira a introduzir carros com tetos de aço, vidro laminado, suspensão mais confortável e a abrir um centro de experimentação local para o desenvolvimento computacional de veículos, um marco tecnológico que ainda influencia a indústria local.
“O centenário da GM no Brasil marca um dos momentos mais significativos de transformação em nossa história. Continuaremos a inovar, sempre focados em oferecer soluções que conectam as pessoas ao que realmente importa, de maneira mais personalizada e ágil, para atender às novas demandas dos consumidores”, aponta Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.
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Chevrolet 100 anos.
Dessa forma, a GM afirma que continua lidando com uma agenda contínua de inovação, investindo em veículos mais conectados, sustentáveis e eficientes e que desenvolve carros cada vez mais inteligentes, com sistemas de propulsão customizados ao Brasil (incluindo híbridos flex-fuel inéditos e elétricos), recursos autônomos, conectividade avançada com o OnStar e veículos definidos por software, transformando a experiência do consumidor.
Com 100 anos de história, atualmente no Brasil, a Chevrolet conta com sete unidades fabris em três estados, responsáveis pela produção de sete dos 11 modelos que a marca comercializa por aqui. São mais de 14 mil colaboradores diretos e, ainda neste ano, ela deve chegar ao importante número de 20 milhões de veículos produzidos no país.