Boas ações

Ford inicia aulas das primeiras turmas do programa < Enter > Bahia

O curso de programação ‘front-end’ oferecerá 300 vagas em 2025, com abertura de inscrições de novas turmas ao longo de todo o ano

acessibilidade:
Tuma Ford Bahia.
Ford inicia aulas das primeiras turmas do programa Bahia (foto: Ford).

A Ford deu início às aulas das primeiras turmas do <Enter> Bahia, programa gratuito de capacitação profissional para pessoas de baixa renda. Segundo a marca, o objetivo do curso é capacitar os alunos para o mercado de trabalho na área de tecnologia, que tem uma grande carência de profissionais, e criar oportunidades para o seu desenvolvimento e ascensão social por meio da educação.

Os 50 alunos desta primeira fase, divididos em duas turmas, participam das aulas presenciais em duas unidades do SENAI, o Cimatec Orlando Gomes, no bairro de Piatã, em Salvador, e o Cimatec Digital, no Pelourinho, também na capital baiana.

Eles foram selecionados entre mais de 800 candidatos que se inscreveram para o <Enter>. Além da atual turma, o programa oferecerá outras 300 vagas em 2025, com abertura de inscrições ao longo de todo o ano.

O Ford <Enter> foi criado pela Ford e pelo Ford Philanthropy, frente filantrópica da empresa, e é desenvolvido no Brasil em parceria com o Global Giving, Senai-BA, Senai-SP e Rede Cidadã. Além da formação em desenvolvimento de software “front-end”, o programa de 300 horas inclui aulas de inglês técnico, lógica, habilidades comportamentais, sessões de mentoria e palestras sobre temas em alta na área de tecnologia.

Os alunos recebem ajuda de custo para alimentação e transporte, suporte pedagógico e assistência social, além de apoio na preparação para entrevistas de emprego e um diploma emitido pelo Senai.

Para participar, é preciso ter 16 anos ou mais, ensino médio em curso (a partir do segundo ano) ou completo e renda familiar de até quatro salários mínimos. A Rede Cidadã é responsável pela formação comportamental dos alunos e também apoiará a sua inserção no mercado de trabalho, com a busca ativa de vagas.

“O Ford <Enter> dá aos participantes a oportunidade de construir uma carreira qualificada, desenvolver o seu potencial e conquistar uma vida melhor por meio da educação. Ele faz parte do compromisso social da Ford de promover o desenvolvimento das comunidades onde está presente”, afirma Roberta Madke, gerente de responsabilidade social da Ford América do Sul.

Sem fábricas no Brasil, a Ford tem, hoje, na Bahia, a sede do seu Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da América do Sul, com um time de mais de 1.500 especialistas que trabalham em projetos globais e é responsável pelo desenvolvimento de um terço de todas as funcionalidades presentes nos carros da marca no mundo.

Reportar Erro