Ford inicia 2ª turma do programa de capacitação profissional ‘< Enter >‘
Cerca de 60 alunos de baixa renda terão aulas de capacitação no setor de tecnologia da informação no Senai-SP
A Ford inicia a segunda turma do <Enter>, programa de capacitação de pessoas de baixa renda para atuar no mercado de tecnologia da informação criado pela montadora e pelo Ford Found, braço filantrópico da marca, em parceria com o Global Giving, plataforma global de crowdfunding, e o Senai-SP.
Segundo as empresas, a ideia do programa é servir de ponte entre o setor de tecnologia da informação, área em plena expansão, e pessoas que não têm acesso a empregos de qualidade por falta de capacitação.
Os 60 novos alunos passaram por um processo seletivo que contou com quase 1.400 inscritos. Eles frequentam o curso cinco dias por semana, divididos em três turnos (manhã, tarde e noite) no Senai Conde José Vicente de Azevedo, no bairro do Ipiranga, na capital paulista.
“A tecnologia e a inovação são hoje parte integral do negócio de toda empresa automotiva que, como nós, busca a liderança. É uma satisfação enorme contribuir com um tema tão importante como a educação e incentivar a formação de novos talentos nessa área com o Ford <Enter>. Estamos dando continuidade a essa jornada, que começou no Brasil, com muito sucesso, e está sendo expandida para outros mercados da América do Sul”, afirma Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul.
De acordo com a montadora, o Ford <Enter> foi desenvolvido para ser uma trilha completa de capacitação e vai muito além da sala de aula. Além de contar com ajuda de custo para transporte e alimentação, no final do curso os alunos recebem apoio de especialistas na preparação para entrevistas e busca ativa de oportunidades de trabalho.
Neste mês, os alunos da primeira onda do programa foram recebidos na sede da Ford, em São Paulo, para ter contato com o ambiente de trabalho de uma grande empresa e trocar experiências com profissionais da área.
O sucesso do programa motivou a sua expansão para outros países da região. Ele já foi lançado no Chile, Colômbia e Peru, e iniciará as aulas na Argentina no final do mês. No Brasil, um novo processo seletivo será anunciado ainda em 2023.