Ford também adere a ‘onda de reduções’ e diminui preços da Maverick
A versão à combustão está R$ 20 mil mais barata e a híbrida teve uma redução de R$ 10 mil, mas ainda longe do que deveria custar
Há cerca de três meses, a Ford apresentou a versão híbrida da Maverick, a primeira picape eletrificada do mercado brasileiro, com um preço exorbitante, no mesmo valor da versão puramente a combustão, mesmo ela sendo US$ 2 mil a menos nos Estados Unidos e modelos híbridos não terem o imposto de importação incidindo no Brasil.
Seguindo uma nova, e ainda rara, movimentação, a Ford aderiu a recente “onda de reduções” e resolveu diminuir em R$ 20 mil o preço da Maverick Lariat FX4 e em R$ 10 mil o da Hybrid. Com isso, a versão à gasolina passa a ser comercializada por, ainda caros, R$ 224.890 e a eletrificada por surreais R$ 234.890.
Mesmo com as mudanças de preços, a Ford segue invertendo os valores da Maverick. Naturalmente, a Hybrid deveria ser a opção de entrada por ser mais barata nos Estados Unidos. Além disso, por ser eletrificada, ela não tem os 32% de importação. Assim, ela deveria ficar na faixa dos R$ 160 mil e não custar R$ 235 mil.
Mesmo com as reduções, ela ainda está R$ 18 mil e R$ 28 mil mais cara do que a versão de maior valor da Fiat Toro, a líder disparada da categoria e segunda picape mais vendida do país. No entanto, com os novos preços, ela fica mais barata que a mais nova concorrente do segmento, a Ram Rampage, que chega neste mês às lojas partindo de R$ 239.990.
A Lariat utiliza o conhecido motor EcoBoost 2.0 turbo de 253 cavalos e 38,7kgfm de torque, a transmissão é automática de nove velocidades, mas que não conta com opção de troca manual ou modos de condução esportivo ou econômico. A tração é integral AWD e conta com cinco modos (Normal, Lama/Terra, Areia, Escorregadio e Rebocar/Transporte) que ajustam os seus parâmetros para cada tipo de piso.
Já a Hybrid utiliza o conjunto eletrificado que une o motor 2.5 a combustão de ciclo Atkinson ao elétrico. Juntos, eles geram 194 cavalos, ou seja, quase 60 a menos que a FX4. O grande foco, claro, é o consumo, que segundo a Ford é de 15,7km/l na cidade e 13,6km/l na estrada, com uma autonomia de aproximadamente 800 quilômetros.
O motor Duratec 2.5 está acoplado a uma transmissão e-CVT de última geração, onde estão integrados o motor de tração elétrico e também um gerador. Os dois propulsores trabalham de forma isolada ou em conjunto no acionamento da tração dianteira. Essa seleção é feita automaticamente, sem ação do motorista.