Ford desvia foco no Compass e mira na Land Rover ao apresentar o Bronco Sport
O SUV 4x4 chega importado do México e passará longe de tentar rivalizar com o rei da categoria
A Ford apresenta o Bronco Sport no Brasil, mais novo “cavalo” da marca. O SUV médio de alta capacidade off-road já está disponível nas lojas da montadora em única versão, a Wildtrack por insanos R$ 256.900. A americana afirma que não focará no líder da categoria, o Jeep Compass, mas sim em modelos premium, como o Land Rover Discovery Sport.
Com isso, confirmamos que a marca desistiu de vez de fazer volume em suas vendas no Brasil. Esse objetivo já havia sido demonstrado com o fim da produção dos modelos de entrada por aqui. Para se ter uma ideia, o rival escolhido pela Ford emplacou pouco mais de 1,5 mil unidades em 2020, enquanto o líder da categoria vendeu mais de 50 mil.
Sem focar em quantidade, a Ford aposta em um público de nicho, que gosta de aventura e procura um carro com alta capacidade off-road para encarar os mais variados terrenos. No Bronco, esse aspirante a aventureiro terá um universo de facilidades com muitos auxiliares e o inovador G.O.A.T. Modes, o variado modo de condução do utilitário.
São sete modos: Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Areia, Lama e Rock Crawl (Rocha), eles alteram a tração, o sistema de direção, a resposta do motor, as configurações da transmissão e o controle de tração e estabilidade. Ele ainda tem bloqueio do diferencial traseiro, sistema de suspensão off-road, bloqueio das quatro rodas, pneus A/T de uso misto e piloto automático off-road.
O conjunto mecânico ainda conta com motor 2.0 turbo de 240 cavalos e 38kgfm de torque, transmissão automática de oito velocidades, direção elétrica, freio de estacionamento eletrônico e suspensão independente nas quatro rodas.
Para tentar justificar o alto valor pedido, a Ford colocou uma generosa lista de equipamentos no Bronco. O SUV vem com ar-condicionado digital com saída para a traseira, chave sensorial para abertura das portas e partida do motor por botão e remota, banco do motorista com ajustes elétricos inclusive de lombar, teto solar elétrico e carregador de smartphones por indução.
A central multimídia tem tela de oito polegadas com sistema de som premium B&O, quatro portas USB (sendo duas do tipo C e duas do tipo A), conectividade com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay, navegação integrada e o Ford Connect.
Na parte da segurança, ele vem com nove airbags, alertas de colisão e de ponto cego, monitoramento de pressão dos pneus, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmeras de ré e frontal, assistente de frenagem, de permanência em faixa e de manobras evasivas, piloto automático adaptativo e faróis em LED com alto automático.